Projeto: Cultura Material da Pesca e a Proposição do Currículo na Educação de Jovens e Adultos Profissional em Bragança, Estado do Pará, Brasil

Coordenador: Rogerio Andrade Maciel

Data de início: 2022

Financiamento: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro

 

Trabalho e Infâncias em Contextos Diferentes da Amazônia Bragantina: Escolas do Campo-Costeiro e Urbano

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Educação e Direitos Humanos: Diálogo em Comunidades Pesqueiras A Respeito Da Vulnerabilidade Social De Crianças Na Amazônia Bragantina

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Fundamentos Teórico Metodológico da Educação Infantil e Ludicidade em Educação: Possibilidades de Aproximar Acadêmicos/Monitores da Docência No Ensino Superior, Da Pesquisa e de Participação de Grupos de Pesquisa

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Infâncias no Contexto de Comunidade Pesqueira e o Trabalho como Princípio Educativo

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Culturas Infantis em Comunidades no Entorno de Manguezais: Discurso de Crianças da Amazônia Bragantina entre Brincadeiras e Brincar

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Formação de Professoras Em Bragança-PA: Entre a História e a Memória

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Projeto Afrocientista

Coordenadoras:  Wilma de Nazaré Baía Coelho/Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2019

Financiamento: Instituto Unibanco/Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN/

 

Relações Étnico-Raciais e o conhecimento sociocultural em comunidades quilombolas do Nordeste do Pará

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Política Curricular e Relações Étnico-Raciais: Diagnóstico da implementação da Lei 10.639/2003 na Educação Básica e Ensino Superior na Amazônia Bragantina

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

LEI Nº 10.639/2003: Um estudo sobre implementação da Lei em escolas da Rede Pública da Educação Básica do entorno de Manguezais da Reserva Extrativista Marinha Caeté -Taperaçu (RESEX-MAR) em Bragança/PA

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

LEI Nº 10.639/2003: Um estudo sobre a Implementação da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica e Ensino Superior em Bragança-PA

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

PROINT - Formação de professores: ações para a educação básica em espaços não formais por meio de trilhas ecológicas lúdicas e interpretativas itinerantes

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2016-2018

Financiamento: 

 

Discutindo mídia e subjetivação nas atividades curriculares das licenciaturas em Biologia e Ciências Naturais do Campus de Bragança

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2015-2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Mídia e Subjetivação: aprendendo a olhar o mundo para além do texto e das imagens

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Formação de Professores e Currículo na Escola Bragantina: Reinvenções Curriculares Freireanas

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A Presença do Pensamento de Paulo Freire para a Educação na Amazônia: Os Movimentos de reconfigurações da EJA na Amazônia paraense e seus impactos na Escola Pública

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2017-2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A Inclusão Escolar de Jovens e Adultos Deficientes na Educação de Jovens e Adultos na Região dos Caetes

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2017-2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Nos caminhos da Inclusão: Dilemas e Desafios vivenciados no atendimento aos alunos deficientes do Campus de Bragança-PA

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2016-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Os fatores que determinam a permanecia na docência e as implicações no trabalho que realizam e nos desafios da contemporaneidade: um estudo sobre os professores do Ensino Médio

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Trabalho, Natureza e Cultura como Referências para a construção da Escola Pública do Campo na Amazônia

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Pesquisa em Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Educação do Campo na Amazônia Paraense: Territorialidades diversas e implicações para as Políticas Educacionais e para a Escola Pública

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2015-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O português e as línguas indígenas na Amazônia Oriental: contato linguístico e tradução

Coordenadora: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Projeto: Vozes da Amazônia Oriental: Tradução e Interculturalidade em Narrativas Orais em Camiranga e Itamoari

Coordenadora: José Guilherme dos Santos Fernandes

Integrante: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2015-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará