Para ter acesso a produção atualizada deste Programa de Pós-Graduação, acesse a Plataforma Sucupira da Capes (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf) e realize as seguintes rotinas:

1) Selecione o ícone Produções Intelectuais: (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/producaoIntelectual/listaProducaoIntelectual.jsf).

2) Escolha: o ano; a instituição (Universidade Federal do Pará), o Programa de Pós-Graduação; Tipo de Produção (Artística; Bibliográfica; ou Técnica).

3) Acione o botão “Consultar”.

4) Após o último procedimento, a lista de produção será visibilizada. Em seguida, acione a lupa ao lado direito de cada item. Dessa forma, você terá informações detalhadas sobre a produção.

5) Caso queira visualizar todas as produções do Programa, acione diretamente o botão “Consultar”. A lista completa de produção do ano selecionado será visibilizada. Ao acionar a lupa ao lado direito de cada item, você terá informações detalhadas sobre cada produção.

2023

v. 11, n. 1 (2023): DIÁLOGOS SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TERRITÓRIOS DAS ÁGUAS, DAS TERRAS E DAS FLORESTAS NAS TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS

 

2022

v. 10, n. 3 (2022): AUTISMO EM PAUTA II

v. 10, n. 2 (2022): AUTISMO EM PAUTA

v. 10, n. 1 (2022): IDENTIDADE E DECOLONIALIDADE: A PAN-AMAZÔNIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA LATINO-AMERICANA

 

2021

v. 9, n. 3 (2021): “HISTÓRIAS, NATUREZAS E CULTURAS EM AMBIENTES AMAZÔNICOS”

v. 9, n. 2 (2021): SAÚDE E DOENÇA NA AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE

v. 9, n. 1 (2021): FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA VIDA e 2 - PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS COMUNITÁRIAS

 

2020

v. 8, n. 3 (2020): CIDADE E AS NARRATIVAS DE SOLIDARIEDADE

v. 8, n. 2 (2020): 1 - CORPOS, ESTADOS E CRISES e 2 - SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

v. 8, n. 1 (2020): HISTÓRIAS DA PAN AMAZÔNIA E SUAS PERSPECTIVAS NA AMÉRICA DO SUL

 

2019

v. 7, n. 3 (2019): “DOS LUGARES “SUBORDINADOS” AOS TERRITÓRIOS “MUNDIALIZADOS”: A DIALÉTICA DOS USOS NA AMAZÔNIA PARAENSE”

v. 7, n. 2 (2019): 1-RELIGIÃO E AMAZÔNIA e 2-LEITURAS, IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DA AMAZÔNIA

v. 7, n. 1 (2019): EDUCAÇÃO, TERRITORIALIDADES E PROCESSOS EDUCATIVOS EMANCIPATÓRIOS NA AMAZÔNIA E DE ESCOLA ITINERANTE DO MST-PR

 

2018

v. 6, n. 4 (2018): POPULAÇÕES, SOCIOBIODIVERSIDADE E MEGA PROJETOS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 3 (2018): INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 2 (2018): SABER E CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA PARAENSE

v. 6, n. 1 (2018): COTIDIANOS QUILOMBOLAS

 

2017

v. 5, n. 3 (2017): POÉTICA DO NARRAR

v. 5, n. 2 (2017): FESTAS E CELEBRAÇÕES POPULARES

v. 5, n. 1 (2017): PAISAGENS, TERRITORIALIDADES E TRADUÇÃO CULTURAL

 

2016

v. 4, n. 3 (2016)

v. 4, n. 2 (2016)

v. 4, n. 1 (2016)

 

2015

v. 3, n. 1 (2015)

 

2014

v. 2, n. 2 (2014)

v. 2, n. 1 (2014)

 

2013

v. 1, n. 2 (2013)

v. 1, n. 1 (2013)

Projeto: Cultura Material da Pesca e a Proposição do Currículo na Educação de Jovens e Adultos Profissional em Bragança, Estado do Pará, Brasil

Coordenador: Rogerio Andrade Maciel

Data de início: 2022

Financiamento: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro

 

Trabalho e Infâncias em Contextos Diferentes da Amazônia Bragantina: Escolas do Campo-Costeiro e Urbano

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Educação e Direitos Humanos: Diálogo em Comunidades Pesqueiras A Respeito Da Vulnerabilidade Social De Crianças Na Amazônia Bragantina

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Fundamentos Teórico Metodológico da Educação Infantil e Ludicidade em Educação: Possibilidades de Aproximar Acadêmicos/Monitores da Docência No Ensino Superior, Da Pesquisa e de Participação de Grupos de Pesquisa

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Infâncias no Contexto de Comunidade Pesqueira e o Trabalho como Princípio Educativo

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Culturas Infantis em Comunidades no Entorno de Manguezais: Discurso de Crianças da Amazônia Bragantina entre Brincadeiras e Brincar

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Formação de Professoras Em Bragança-PA: Entre a História e a Memória

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Projeto Afrocientista

Coordenadoras:  Wilma de Nazaré Baía Coelho/Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2019

Financiamento: Instituto Unibanco/Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN/

 

Relações Étnico-Raciais e o conhecimento sociocultural em comunidades quilombolas do Nordeste do Pará

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Política Curricular e Relações Étnico-Raciais: Diagnóstico da implementação da Lei 10.639/2003 na Educação Básica e Ensino Superior na Amazônia Bragantina

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

LEI Nº 10.639/2003: Um estudo sobre implementação da Lei em escolas da Rede Pública da Educação Básica do entorno de Manguezais da Reserva Extrativista Marinha Caeté -Taperaçu (RESEX-MAR) em Bragança/PA

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

LEI Nº 10.639/2003: Um estudo sobre a Implementação da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica e Ensino Superior em Bragança-PA

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

PROINT - Formação de professores: ações para a educação básica em espaços não formais por meio de trilhas ecológicas lúdicas e interpretativas itinerantes

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2016-2018

Financiamento: 

 

Discutindo mídia e subjetivação nas atividades curriculares das licenciaturas em Biologia e Ciências Naturais do Campus de Bragança

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2015-2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Mídia e Subjetivação: aprendendo a olhar o mundo para além do texto e das imagens

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Formação de Professores e Currículo na Escola Bragantina: Reinvenções Curriculares Freireanas

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A Presença do Pensamento de Paulo Freire para a Educação na Amazônia: Os Movimentos de reconfigurações da EJA na Amazônia paraense e seus impactos na Escola Pública

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2017-2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A Inclusão Escolar de Jovens e Adultos Deficientes na Educação de Jovens e Adultos na Região dos Caetes

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2017-2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Nos caminhos da Inclusão: Dilemas e Desafios vivenciados no atendimento aos alunos deficientes do Campus de Bragança-PA

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2016-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Os fatores que determinam a permanecia na docência e as implicações no trabalho que realizam e nos desafios da contemporaneidade: um estudo sobre os professores do Ensino Médio

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Trabalho, Natureza e Cultura como Referências para a construção da Escola Pública do Campo na Amazônia

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Pesquisa em Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Educação do Campo na Amazônia Paraense: Territorialidades diversas e implicações para as Políticas Educacionais e para a Escola Pública

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2015-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O português e as línguas indígenas na Amazônia Oriental: contato linguístico e tradução

Coordenadora: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Projeto: Vozes da Amazônia Oriental: Tradução e Interculturalidade em Narrativas Orais em Camiranga e Itamoari

Coordenadora: José Guilherme dos Santos Fernandes

Integrante: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2015-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

A poética de Adalcinda Camarão e Max Martins: Um estudo da literatura brasileira de expressão Amazônica

Coordenadora: Francisco Pereira Smith Júnior

Data de início: 2016-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Ecos literários: Um estudo da literatura de expressão amazônica sob perspectiva comparada

Coordenadora: Francisco Pereira Smith Júnior

Data de início: 2013-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Memórias do imigrante: Um estudo da imigração interna e externa na Amazônia Oriental paraense no final do século XX e início do século XX.

Coordenadora: Francisco Pereira Smith Júnior

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Poética do Narrar: Tradução e Estudo do livro de Wolf Schmid, Elementos da Narratologia

Coordenador: Gunter Karl Pressler

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Literatura como arte, comunicação e mercadoria

Coordenador: Gunter Karl Pressler

Data de início: 2013-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Sentidos da Alimentação: estudos sobre a relação entre alimentação, saúde e educação na cidade de Bragança-PA

Coordenador: Luis Junior Costa Saraiva

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Estudo Sociocultura da Relação entre Alimentação e Saúde em dois espaços, Vila Cuera e Bragança-PA

Coordenador: Luis Junior Costa Saraiva

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O mito do Ataíde: estudo da relação entre meio ambiente e narrativas orais na comunidade de Bacuriteua, Bragança, Pará

Coordenador: Luis Junior Costa Saraiva

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Revisitando Saberes Linguísticos sob a perspectiva do gênero de Tradução de especialidade

Coordenadora: Silvia Helena Benchimol Barros

Integrante: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2018

 

Financiamento: Universidade Federal do Pará

Histórias, percepções e cuidados de mulheres profissionais do sexo que atuam na região costeira do Pará, norte do Brasil.

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2017

Financiamento:

 

Infecções pelos vírus hepatotrópicos HBV e HCV em usuários de drogas ilícitas no estado do Pará, Amazônia Brasileira (MS/SVS: Edital 20/2013).

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2014

Financiamento: Ministério da Saúde - Auxílio financeiro

 

Infecções sexualmente transmissíveis: do laboratório à sala de aula (FAPESPA: Edital 06/2014)

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2014

Financiamento: Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Pará - Cooperação.

 

Avaliação dos marcadores sorológicos e moleculares das hepatites B e D em doadores de sangue atendidos na Fundação HEMOPA, Pará, Brasil (MCTI.CNPq Edital 14/2014)

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2014

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A ciência e a farinha: hábitos alimentares e conflitos na Amazônia do tempo presente

Coordenador: Érico Silva Alves Muniz

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Os recursos ambientais nos manguezais da RESEX-Mar Caeté-Taperaçu e sua relação com a Educação Básica nas Escolas Públicas da área costeira de Bragança-PA

Coordenador: Francisco Pereira de Oliveira

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Recursos Naturais versus Formas de Manejo: um estudo em comunidades extrativistas estuarino-costeiras nos manguezais na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu (RESEX-Mar), Bragança – PA

Coordenador: Francisco Pereira de Oliveira

Data de início: 2016-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O Trasecto dos Pescadores de Caranguejo-Uça (Ucides Cordatus, Linnaeus, 1973) na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, Bragança-PA, Costa Amazônica Brasileira

Coordenador: Francisco Pereira de Oliveira

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Relações de Gênero: O que pensam as crianças da Comunidade de Bacuriteua, Bragança-PA?

Coordenadora: Norma Cristina Vieira Costa

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Hierarquia e Violência Contra a Mulher: Da Denúncia ao Desempenho do Ator Do Sistema de Justiça.

Coordenadora: Norma Cristina Vieira Costa

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Invisibilidades na pesca: participação da mulher, pesca de currais e reparos de embarcações em Reservas Extrativistas Marinhas do nordeste paraense.

Coordenadora: Norma Cristina Vieira Costa

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Entre a Casa e a Igreja: Cotidiano e Gênero nas Comunidades Cristãs Paulinas e Gnósticas Século I Ao IV

Coordenadora: Roberta Alexandrina da Silva 

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Cotidiano, sociabilidades e usos do espaço no Império Romano

Coordenadora: Roberta Alexandrina da Silva

Data de início: 2015

Financiamento: Capes (Edital Capes/FCT 39-2014)

 

Navegar é preciso? Diagnóstico das embarcações pesqueiras

Coordenadora: Roberta Sá Leitão Barboza

Data de início: 2018

Financiamento: Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro / Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa – Bolsa

 

Educação e Diversidade: As contribuições de Paulo Freire nas pesquisas em Instituições Públicas Federais de Ensino (IFPA E UFPA) da Região Bragantina/Amazônia/Brasil

Integrante: Roberta Sá Leitão Barboza

Data de início: 2014

Financiamento:

 

Embarcando nos saberes locais da pesca da Amazônia.

Integrante: Roberta Sá Leitão Barboza

Data de início: 2014

Financiamento: 

 

Sociologia dos saberes: um estudo acerca das relações entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico na Amazônia paraense

Integrante: Sebastiao Rodrigues da Silva Junior

Data de início: 2018-2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O Corpo tem Dono? Cosmopolítica, Alteridade e Territorialidade entre os Tenetehar -Tembé

Coordenadora: Vanderlúcia da Silva Ponte

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O processo de interação Universidade-Empresa no setor pesqueiro Amazônico e os desdobramentos sobre a sustentabilidade da atividade

Integrante: Marileide Moraes Alves

Data de início: 2014

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Aproveitamento integral de pescado em uma empresa de processamento

Coordenadora: Marileide Moraes Alves

Data de início: 2014

Financiamento: Universidade Federal do Pará