2024 – Atual PESQUISA Faces da fome na floresta: alimentação, doenças e políticas públicas na Amazônia (1940-1980) |
2017 – Atual PESQUISA A Amazônia como microcosmo do Antropoceno: a história das pesquisas transnacionais em ecologia amazônica e os impactos ambientais da Grande Aceleração (1952-2002) |
2019 – Atual EXTENSÃO Comida como patrimônio |
2025 – Atual PESQUISA Integração da cultura mediática e a saúde pública para o enfrentamento da desinformação em comunidades tradicionais na costa Amazônica Brasileira: diagnóstico e desenvolvimento adaptado ao contexto sociocultural e ambiental.
|
2023 – Atual PESQUISA OS EXTRATIVISTAS DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DOS MANGUEZAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, BRAGANÇA-PA
|
2023 – Atual PESQUISA Saberes e práticas na pesca artesanal do caranguejo uçá em Caratateua, Bragança/Pa, Amazônia COORDENADOR |
2023 – Atual EXTENSÃO "mexericos na maré": pesquisa e gravação de um podcast de divulgação científica - fase 2 COORDENADOR |
2023 – Atual EXTENSÃO Navegar é preciso-fase 2: comunicação científica nas escolas através da produção de material didático COORDENADOR |
2023 – Atual PESQUISA OS SABERES E AS RELAÇÕES NA PESCA ARTESANAL EM COMUNIDADE INDÍGENA-QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE TRACUATEUA, AMAZÔNIA ORIENTAL COORDENADORA |
2022 – Atual PESQUISA “Navegando nos Maretórios das Resex Marinhas da Amazônia” OK COORDENADORA |
2018 – Atual PESQUISA ”Navegar é preciso”: diagnóstico das embarcações pesqueiras OK COORDENADORA |
2024 – Atual EXTENSÂO Popularizando a ciência: produção de material educativo intercultural
|
2024 – Atual EXTENSÂO GUARDIÃS DA SOCIOBIODIVERSIDADE PESQUEIRA EM ÁREAS ÚMIDAS DA AMAZÔNIA
|
2023 – Atual EXTENSÂO MESTRES DAS ÁGUAS - EMBARCANDO NAS MEMÓRIAS
|
2023 – Atual PESQUISA MULHER PAJÉ E A COSMOPOLÍTICA FEMININA NAS RELAÇÕES ENTRE NEGROS E ÍNDIOS ENTRE PARÁ E MARANHÃO COORDENADORA |
2024 – Atual EXTENSÃO Marujadas na Região Bragantina: Cultura e Identidade através da Educação Patrimonial INTEGRANTE |
2021 – Atual EXTENSÃO Saberes e Floresta: a cosmopolítica Tembé COORDENADORA |
2019 - Atual PESQUISA Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas – CRENAC Financiado FAPESPa |
2023 - Atual PESQUISA Educação Escolar Inclusiva e práticas pedagógicas no processo de alfabetização/letramento de crianças com autismo nos anos iniciais Financiado PROPESP |
2023 - Atual PESQUISA OS EXTRATIVISTAS DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DOS MANGUEZAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, BRAGANÇA-PA Financiado PROPESP |
2024 - Atual PESQUISA Amazonia e Patagonia: grandes projetos e meio ambiente Financiado PROPESP |
2023 – Atual PESQUISA INTERARTES POÉTICA: Estudos da Narratologia na perspectiva comparada
|
2020 – Atual PESQUISA LETRAMENTO LITERÁRIO: formação interdisciplinar docente e o leitor como foco de aprendizagem da leitura literária. (PROLIT)
|
2019 – Atual PESQUISA Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas
|
2024 – Atual PESQUISA A poesia, fotografia e audiovisual na Amazônia COORDENADOR |
2022 – Atual EXTENSÃO VideopoesiaAbaeté COORDENADOR |
2024 – Atual PESQUISA O CINEMA COMO PEDAGOGIA: UM ESTUDO DO CINEMA OLÍMPIA EM BRAGANÇA-PA
|
1. Cultura material da pesca e a proposição do currículo na educação de jovens e adultos profissional em Bragança, estado do Pará, Brasil 2. NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: SUJEITOS, IDENTIDADES, TERRITORIALIDADES, LINGUAGENS E DIVERSIDADES 3. O CINEMA COMO PEDAGOGIA: UM ESTUDO DO CINEMA OLÍMPIA EM BRAGANÇA-PA INTEGRANTE |
2023 – Atual PESQUISA A literatura hispano-americana: vozes de um continente multicultural COORDENADORA |
2020 – Atual PESQUISA PIM 2123-2020 Literatura e História como palimpsestos da memória: Colonialismo e colonialidade na exploração de territórios e de povos indígenas latino-americanos nos séculos XIX e XX COORDENADORA |
PROJETO: PROCAD AMAZONIA NAS TEIAS DA AMAZONIA (PUBLICAÇÕES DO PROCAD)
Este projeto trata-se de uma parceria acadêmica que aproxima, numa perspectiva interdisciplinar, dois Programas de Pós-Graduações da Região Norte, representados pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal Oeste de Pará - UFOPA e uma instituição da região Sul, representado pela Universidade Estadual Oeste do Paraná - UNIOESTE. O desdobramento dessa interação envolve não só o fortalecimento da formação propiciada nos Programas como também das linhas de pesquisa nas quais os professores estão envolvidos, assim como, a implementação e consolidação da área interdisciplinar na Região Norte. Nessa direção vale ressaltar que a troca de experiências entre os grupos acontecerá por meio da oferta de disciplinas, realização de eventos, missões de estudo, reuniões de trabalho, orientações compartilhadas, pesquisas e publicações conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. Desta forma, os pesquisadores dos programas que compõem a equipe do presente projeto visam por um lado, responder à necessidade de uma nova produção teórica e de novas políticas sociais na e sobre a Amazônia e, por outro, a consolidação da PPLSA/UFPA, PPGSAQ/UFOPA, e fortalecimento PPGL/UNIOESTE. Para isso, se propõem a investir em uma rede de pesquisa interdisciplinar na e sobre a região Amazônica, considerando seus sujeitos, suas linguagens e sua biodiversidade (no tocante a heterogeneidade ambiental, sua diversidade cultural e sua diversidade produtiva), colocando-se no cenário local, nacional e internacional no debate com outros centros de estudos dentro e fora da Amazônia.
Coordenadore(a)s: Dra. Joana d'Arc de Vasconcelos Neves - PPLSA - UFPA/ Dra. Dantielle Assumpção Garcia- PPGL-UNIOSTE/ Dr. Thiago Almeida Vieira -PPGSAQ -UFOPA
PROJETO: PPLSA- REFLEXÕES E AÇÕES DE IMPULSÃO, CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO aprovado no PDPG Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos com notas 3 e 4. Edital: Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação stricto acadêmicos empenha-se em 1) fazer esforços de melhorias nas condições de infraestrurura disponível para o Programa; 2) ampliar a produção intelectual qualificada dos docentes permanentes, discentes e egressos e 3) promover a atualização sistemática dos dados disponíveis no site e redes sociais do PPLSA. É um projeto de desenvolvimento estratégico, mas também integrador e interdisciplinar, porque possibilita ações conjuntas entre docentes da mesma linha, linhas diferentes e de outros PG do Brasil e fora dele.
Coordenadore(a)s: Dra. Joana d'Arc de Vasconcelos Neves - PPLSA - UFPA
PROJETO: AÇÕES COLABORATIVAS E A INTERNACIONALIZAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA (PPLSA) é um projeto integrador e Interinstitucional aprovado pelo Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), Edital nº14/2023, essa aprovação tem potencializado ações colaborativas em redes com outros PG dentro e fora do Brasil. A proposta apresenta estratégias com foco na solução das fragilidades do PPLSA identificadas na última avaliação CAPES. Parte de múltiplos olhares, de docentes, discentes e técnicos, visando à promoção de melhorias e sua consolidação das estratégias sugeridas, sobretudo das ações colaborativas em redes de internacionalização. Os docentes das diferentes linhas de pesquisa estão diretamente envolvidos em múltiplas atividades de ensino e pesquisa conjuntamente com docentes de outras universidades nacionais e internacionais, pode-se citar: Formação de Redes de Cooperação: i) Nacionais (UFPA; UFOPA; UNIOESTE, UFAM, UEAP, UNIFAP, UNB); ii) Internacionais (Ege university, Turquia; USBEA/Embaixada Americana; ERASMUS +, CEDECA-UniLicungo, Universidade Rovuma-Niassa; Universidade Colego Maior de Cundinamarca; Universidade Maior de São Marcos; Universidad Nacional del Centro del la Província de Buenos Aires).
Coordenadore(a)s: Dra. Norma Cristina Vieira Costa - PPLSA - UFPA