Para ter acesso a produção atualizada deste Programa de Pós-Graduação, acesse a Plataforma Sucupira da Capes (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf) e realize as seguintes rotinas:

1) Selecione o ícone Produções Intelectuais: (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/producaoIntelectual/listaProducaoIntelectual.jsf).

2) Escolha: o ano; a instituição (Universidade Federal do Pará), o Programa de Pós-Graduação; Tipo de Produção (Artística; Bibliográfica; ou Técnica).

3) Acione o botão “Consultar”.

4) Após o último procedimento, a lista de produção será visibilizada. Em seguida, acione a lupa ao lado direito de cada item. Dessa forma, você terá informações detalhadas sobre a produção.

5) Caso queira visualizar todas as produções do Programa, acione diretamente o botão “Consultar”. A lista completa de produção do ano selecionado será visibilizada. Ao acionar a lupa ao lado direito de cada item, você terá informações detalhadas sobre cada produção.

2023

v. 11, n. 1 (2023): DIÁLOGOS SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TERRITÓRIOS DAS ÁGUAS, DAS TERRAS E DAS FLORESTAS NAS TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS

 

2022

v. 10, n. 3 (2022): AUTISMO EM PAUTA II

v. 10, n. 2 (2022): AUTISMO EM PAUTA

v. 10, n. 1 (2022): IDENTIDADE E DECOLONIALIDADE: A PAN-AMAZÔNIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA LATINO-AMERICANA

 

2021

v. 9, n. 3 (2021): “HISTÓRIAS, NATUREZAS E CULTURAS EM AMBIENTES AMAZÔNICOS”

v. 9, n. 2 (2021): SAÚDE E DOENÇA NA AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE

v. 9, n. 1 (2021): FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA VIDA e 2 - PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS COMUNITÁRIAS

 

2020

v. 8, n. 3 (2020): CIDADE E AS NARRATIVAS DE SOLIDARIEDADE

v. 8, n. 2 (2020): 1 - CORPOS, ESTADOS E CRISES e 2 - SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

v. 8, n. 1 (2020): HISTÓRIAS DA PAN AMAZÔNIA E SUAS PERSPECTIVAS NA AMÉRICA DO SUL

 

2019

v. 7, n. 3 (2019): “DOS LUGARES “SUBORDINADOS” AOS TERRITÓRIOS “MUNDIALIZADOS”: A DIALÉTICA DOS USOS NA AMAZÔNIA PARAENSE”

v. 7, n. 2 (2019): 1-RELIGIÃO E AMAZÔNIA e 2-LEITURAS, IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DA AMAZÔNIA

v. 7, n. 1 (2019): EDUCAÇÃO, TERRITORIALIDADES E PROCESSOS EDUCATIVOS EMANCIPATÓRIOS NA AMAZÔNIA E DE ESCOLA ITINERANTE DO MST-PR

 

2018

v. 6, n. 4 (2018): POPULAÇÕES, SOCIOBIODIVERSIDADE E MEGA PROJETOS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 3 (2018): INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 2 (2018): SABER E CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA PARAENSE

v. 6, n. 1 (2018): COTIDIANOS QUILOMBOLAS

 

2017

v. 5, n. 3 (2017): POÉTICA DO NARRAR

v. 5, n. 2 (2017): FESTAS E CELEBRAÇÕES POPULARES

v. 5, n. 1 (2017): PAISAGENS, TERRITORIALIDADES E TRADUÇÃO CULTURAL

 

2016

v. 4, n. 3 (2016)

v. 4, n. 2 (2016)

v. 4, n. 1 (2016)

 

2015

v. 3, n. 1 (2015)

 

2014

v. 2, n. 2 (2014)

v. 2, n. 1 (2014)

 

2013

v. 1, n. 2 (2013)

v. 1, n. 1 (2013)

 

ÉRICO SILVA ALVES MUNIZ

2024 – Atual   PESQUISA

Faces da fome na floresta: alimentação, doenças e políticas públicas na Amazônia (1940-1980)

2017 – Atual    PESQUISA

A Amazônia como microcosmo do Antropoceno: a história das pesquisas transnacionais em ecologia amazônica e os impactos ambientais da Grande Aceleração (1952-2002)

2019 – Atual   EXTENSÃO

Comida como patrimônio

 

FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRA

2025 – Atual     PESQUISA

Integração da cultura mediática e a saúde pública para o enfrentamento da desinformação em comunidades tradicionais na costa Amazônica Brasileira: diagnóstico e desenvolvimento adaptado ao contexto sociocultural e ambiental.

 

2023 – Atual    PESQUISA

OS EXTRATIVISTAS DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DOS MANGUEZAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, BRAGANÇA-PA

 

 

MARCELO DO VALE OLIVEIRA

2023 – Atual    PESQUISA

Saberes e práticas na pesca artesanal do caranguejo uçá em Caratateua, Bragança/Pa, Amazônia

COORDENADOR

2023 – Atual    EXTENSÃO

"mexericos na maré": pesquisa e gravação de um podcast de divulgação científica - fase 2

COORDENADOR

2023 – Atual    EXTENSÃO

Navegar é preciso-fase 2: comunicação científica nas escolas através da produção de material didático

COORDENADOR

 

NORMA CRISTINA VIEIRA COSTA

2023 – Atual   PESQUISA

OS SABERES E AS RELAÇÕES NA PESCA ARTESANAL EM COMUNIDADE INDÍGENA-QUILOMBOLA NO MUNICÍPIO DE TRACUATEUA, AMAZÔNIA ORIENTAL

COORDENADORA

 

ROBERTA SA LEITAO BARBOZA 

2022 – Atual    PESQUISA

“Navegando nos Maretórios das Resex Marinhas da Amazônia”  OK

COORDENADORA

2018 – Atual      PESQUISA

”Navegar é preciso”: diagnóstico das embarcações pesqueiras   OK

COORDENADORA

2024 – Atual   EXTENSÂO

Popularizando a ciência: produção de material educativo intercultural

 

2024 – Atual     EXTENSÂO

GUARDIÃS DA SOCIOBIODIVERSIDADE PESQUEIRA EM ÁREAS ÚMIDAS DA AMAZÔNIA

 

2023 – Atual     EXTENSÂO

MESTRES DAS ÁGUAS - EMBARCANDO NAS MEMÓRIAS

 

 

VANDERLUCIA DA SILVA PONTE

2023 – Atual      PESQUISA

MULHER PAJÉ E A COSMOPOLÍTICA FEMININA NAS RELAÇÕES ENTRE NEGROS E ÍNDIOS ENTRE PARÁ E MARANHÃO

COORDENADORA

 2024 – Atual         EXTENSÃO

Marujadas na Região Bragantina: Cultura e Identidade através da Educação Patrimonial

 INTEGRANTE

2021 – Atual     EXTENSÃO

Saberes e Floresta: a cosmopolítica Tembé

COORDENADORA

 

 

ANA LILIA CARVALHO ROCHA 

2019 - Atual     PESQUISA

Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas Contemporâneas – CRENAC

Financiado FAPESPa

 

CESAR AUGUSTO MARTINS DE SOUZA 

2023 - Atual       PESQUISA

Educação Escolar Inclusiva e práticas pedagógicas no processo de alfabetização/letramento de crianças com autismo nos anos iniciais

Financiado PROPESP

2023 - Atual       PESQUISA

OS EXTRATIVISTAS DE CARANGUEJO-UÇÁ (UCIDES CORDATUS) E SUAS PERCEPÇÕES SOBRE OS RECURSOS NATURAIS DOS MANGUEZAIS NA RESERVA EXTRATIVISTA MARINHA CAETÉ-TAPERAÇU, BRAGANÇA-PA

Financiado PROPESP

2024 - Atual       PESQUISA

Amazonia e Patagonia: grandes projetos e meio ambiente

Financiado PROPESP

 

FRANCISCO PEREIRA SMITH JUNIOR 

2023 – Atual      PESQUISA

INTERARTES POÉTICA: Estudos da Narratologia na perspectiva comparada

 

2020 – Atual    PESQUISA

LETRAMENTO LITERÁRIO: formação interdisciplinar docente e o leitor como foco de aprendizagem da leitura literária. (PROLIT)

 

2019 – Atual   PESQUISA

Configurações de Resistência em Narrativas Anglófonas

 

 

JOSICLEI DE SOUZA SANTOS 

2024 – Atual   PESQUISA

A poesia, fotografia e audiovisual na Amazônia

COORDENADOR

2022 – Atual      EXTENSÃO

VideopoesiaAbaeté

COORDENADOR

 

LUIS JUNIOR COSTA SARAIVA 

2024 – Atual    PESQUISA

O CINEMA COMO PEDAGOGIA: UM ESTUDO DO CINEMA OLÍMPIA EM BRAGANÇA-PA

 

 

SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA JUNIOR 

1.      Cultura material da pesca e a proposição do currículo na educação de jovens e adultos profissional em Bragança, estado do Pará, Brasil

2.      NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: SUJEITOS, IDENTIDADES, TERRITORIALIDADES, LINGUAGENS E DIVERSIDADES

3.      O CINEMA COMO PEDAGOGIA: UM ESTUDO DO CINEMA OLÍMPIA EM BRAGANÇA-PA

INTEGRANTE

 

XIMENA ANTONIA DIAZ MERINO 

2023 – Atual      PESQUISA

A literatura hispano-americana: vozes de um continente multicultural

COORDENADORA

2020 – Atual    PESQUISA

PIM 2123-2020 Literatura e História como palimpsestos da memória: Colonialismo e colonialidade na exploração de territórios e de povos indígenas latino-americanos nos séculos XIX e XX

COORDENADORA

PROJETO:  PROCAD AMAZONIA NAS TEIAS DA AMAZONIA  (PUBLICAÇÕES DO PROCAD)

Este projeto trata-se de uma parceria acadêmica que aproxima, numa perspectiva interdisciplinar, dois Programas de Pós-Graduações da Região Norte, representados pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal Oeste de Pará - UFOPA e uma instituição da região Sul, representado pela Universidade Estadual Oeste do Paraná - UNIOESTE. O desdobramento dessa interação envolve não só o fortalecimento da formação propiciada nos Programas como também das linhas de pesquisa nas quais os professores estão envolvidos, assim como, a implementação e consolidação da área interdisciplinar na Região Norte. Nessa direção vale ressaltar que a troca de experiências entre os grupos acontecerá por meio da oferta de disciplinas, realização de eventos, missões de estudo, reuniões de trabalho, orientações compartilhadas, pesquisas e publicações conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. Desta forma, os pesquisadores dos programas que compõem a equipe do presente projeto visam por um lado, responder à necessidade de uma nova produção teórica e de novas políticas sociais na e sobre a Amazônia e, por outro, a consolidação da PPLSA/UFPA, PPGSAQ/UFOPA, e fortalecimento PPGL/UNIOESTE. Para isso, se propõem a investir em uma rede de pesquisa interdisciplinar na e sobre a região Amazônica, considerando seus sujeitos, suas linguagens e sua biodiversidade (no tocante a heterogeneidade ambiental, sua diversidade cultural e sua diversidade produtiva), colocando-se no cenário local, nacional e internacional no debate com outros centros de estudos dentro e fora da Amazônia.

Coordenadore(a)s: Dra. Joana d'Arc de Vasconcelos Neves - PPLSA - UFPA/ Dra. Dantielle Assumpção Garcia- PPGL-UNIOSTE/ Dr. Thiago Almeida Vieira -PPGSAQ -UFOPA

 

PROJETO: PPLSA- REFLEXÕES E AÇÕES DE IMPULSÃO, CRESCIMENTO E CONSOLIDAÇÃO aprovado no PDPG Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação (PPGs) stricto sensu acadêmicos com notas 3 e 4. Edital: Programa de Desenvolvimento da Pós-Graduação (PDPG) Emergencial de Consolidação Estratégica dos Programas de Pós-Graduação stricto acadêmicos empenha-se em 1) fazer esforços de melhorias nas condições de infraestrurura disponível para o Programa; 2) ampliar a produção intelectual qualificada dos docentes permanentes, discentes e egressos e 3) promover a atualização sistemática dos dados disponíveis no site e redes sociais do PPLSA. É um projeto de desenvolvimento estratégico, mas também integrador e interdisciplinar, porque possibilita ações conjuntas entre docentes da mesma linha, linhas diferentes e de outros PG do Brasil e fora dele.

Coordenadore(a)s: Dra. Joana d'Arc de Vasconcelos Neves - PPLSA - UFPA

 

PROJETO: AÇÕES COLABORATIVAS E A INTERNACIONALIZAÇÃO NO PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LINGUAGENS E SABERES NA AMAZÔNIA (PPLSA) é um projeto integrador e Interinstitucional aprovado pelo Programa de Redução de Assimetrias na Pós-Graduação (PRAPG), Edital nº14/2023, essa aprovação tem potencializado ações colaborativas em redes com outros PG dentro e fora do Brasil. A proposta apresenta estratégias com foco na solução das fragilidades do PPLSA identificadas na última avaliação CAPES. Parte de múltiplos olhares, de docentes, discentes e técnicos, visando à promoção de melhorias e sua consolidação das estratégias sugeridas, sobretudo das ações colaborativas em redes de internacionalização. Os docentes das diferentes linhas de pesquisa estão diretamente envolvidos em múltiplas atividades de ensino e pesquisa conjuntamente com docentes de outras universidades nacionais e internacionais, pode-se citar: Formação de Redes de Cooperação: i) Nacionais (UFPA; UFOPA; UNIOESTE, UFAM, UEAP, UNIFAP, UNB); ii) Internacionais (Ege university, Turquia; USBEA/Embaixada Americana; ERASMUS +, CEDECA-UniLicungo, Universidade Rovuma-Niassa; Universidade Colego Maior de Cundinamarca; Universidade Maior de São Marcos; Universidad Nacional del Centro del la Província de Buenos Aires).

Coordenadore(a)s: Dra. Norma Cristina Vieira Costa - PPLSA - UFPA