Os docentes, discentes e egressos do PPLSA publicam artigos em periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos, o que demonstra uma significativa ampliação da produção intelectual sobre a região Amazônica, com foco nas Narrativas e Imagens, Educação, Linguagens e Culturas, Saúde e Sociobiodiversidade na Amazônia. Isso mostra que o Programa cumpre um importante papel de contribuir com a compreensão das principais questões regionais na área interdisciplinar das linguagens e saberes na Amazônia.

É um significativo conjunto de materiais e conhecimentos que circula na comunidade científica regional e nacional e entre docentes do Ensino Superior, da Educação Básica, técnicos administrativos das instituições, assim como entre educadores/as de movimentos sociais.

Os eventos nacionais e internacionais são relevantes espaços de circulação dos conhecimentos produzidos e de visibilidade do PPLSA, por possibilitar aos docentes e discentes a socialização de suas pesquisas, debater com o público externo e divulgar as ações do Programa.

A ampla participação da comunidade nos eventos também é indicativa da credibilidade e legitimidade do Programa. 

Criação de site interativo – “Saberes e Floresta” para subsidiar na formação de professores, coordenado pela Profa. Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte 

Oficinas de orientação para apresentações acadêmicas, coordenado pela Profa. Dra. Ana Paula Vieira de Souza.