Os docentes, discentes e egressos do PPLSA publicam artigos em periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos, o que demonstra uma significativa ampliação da produção intelectual sobre a região Amazônica, com foco nas Narrativas e Imagens, Educação, Linguagens e Culturas, Saúde e Sociobiodiversidade na Amazônia. Isso mostra que o Programa cumpre um importante papel de contribuir com a compreensão das principais questões regionais na área interdisciplinar das linguagens e saberes na Amazônia.

É um significativo conjunto de materiais e conhecimentos que circula na comunidade científica regional e nacional e entre docentes do Ensino Superior, da Educação Básica, técnicos administrativos das instituições, assim como entre educadores/as de movimentos sociais.

Os eventos nacionais e internacionais são relevantes espaços de circulação dos conhecimentos produzidos e de visibilidade do PPLSA, por possibilitar aos docentes e discentes a socialização de suas pesquisas, debater com o público externo e divulgar as ações do Programa.

A ampla participação da comunidade nos eventos também é indicativa da credibilidade e legitimidade do Programa.

 

 


 

A cartilha PESCANDO SABERES, desenvolvida por dois egressos do PPLSA (Lediane Aranha Nascimento e Manoel Ramos), é um importante material didático nas comunidades costeiras de Bragança, dada à carência de material didático pedagógico que trata sobre a Amazônia e sua diversidade.

 

 


 

O CURSO EM TELA desenvolve o processo de aprendizagem dos alunos a partir da concepção da educação territorializada, aquela que acontece no cotidiano da aldeia, em que a sala de aula se configura em espaço e tempo articulado com os saberes ancestrais, e tem construído processo de reflexão-ação no ato de ensinar e aprender por meio das experiências sensíveis. A dupla docência no processo ensino-aprendizagem com os professores indígenas e notório saber (anciões) e com os nossos professores e egressos do Programa que desenvolveram suas pesquisas nas aldeias, tem possibilitado ao povo Tembé repensar a construção de seus Projetos Políticos pedagógicos das escolas das aldeias, como também mudado as práticas educativas dos educandos, de tal maneira que os saberes ancestrais tem tomado centralidade em suas práticas, visto que esses povos foram bastante afetados  pelo contato, adotando outros modos de conhecimento que contribuíram para o desuso língua e outras práticas culturais tradicionais, agora retomados com o curso. Por outro lado, o curso criará importante demanda para o ingresso desses alunos na  pós-graduação , demanda está que poderá ser atendida por nosso programa, já que as linhas de pesquisa e as diretrizes e identidade do Programa Linguagens e Saberes da Amazônia estão bem alinhadas aos interesses e expectativas dos potenciais candidatos às vagas em nosso programa.

 

 


 

O projeto CULTURA MATERIAL DA PESCA E A PROPOSIÇÃO DO CURRÍCULO NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS PROFISSIONAL EM BRAGANÇA, ESTADO DO PARÁ, BRASIL é coordenado pelo decente Rogério de Andrade Maciel e desenvolve formação aos docentes de comunidades extrativistas tradicionais pesqueiras. É um projeto de pesquisa e extensão. O Projeto tem aderência com as dissertações dos discentes do referido professor, bem como integra docentes da mesma linha e de linhas diferentes. O objetivo do projeto é analisar os artefatos culturais utilizados pelos sujeitos pescadores nas comunidades tradicionais da Amazônia Bragantina na perspectiva da produção de currículos orientadores para as turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA) profissionalizante no município de Bragança, região Norte do Estado do Pará. O projeto aprovado na chamada CNPq/MCTI/FNDCT Nº 18/2021 - Faixa A - Grupos Emergentes SIGLA: Universal 2021/ Nº 404943/2021-7.

A instituição executora do projeto é a Universidade Federal do Pará/ Campus Universitário de Bragança. As instituições colaboradoras Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do PA - Campus Bragança - IFPA/Bragança, PA, Brasil; Universidade Federal do Amazonas - UFAM, AM, Brasil; Universidade do Estado do Amapá- UEAP; Universidade Federal do Amapá – UNIFAP; Secretaria de Estado de Educação do Pará-SEDUC/PA-Brasil; Secretaria Municipal de Educação-PMSJ-SC-Brasil; Prefeitura Municipal de Bragança - PA-PMB-PA-Brasil.

 

 


 

SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia

 

Alguns eventos realizados no PPLSA foram fundamentais para a troca de saberes. Há, em grande medida, a presença da comunidade extrativista tradicional juntamente com o coletivo do PPLSA e outros docentes, discentes e egressos de Pós-Graduações nacionais e internacionais. Essa relação entre comunidade e academia possibilita impacto social, cultural e ambiental para a Amazônia. Temos aprendido com os povos da tradição e no III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia, o coletivo de mulheres da comunidade tradicional Vila Que Era, município de Bragança, além de comporem uma das mesas de debate discutindo “O lugar da mulher nas comunidades Amazônicas: Poder e Resistência” produziram todo material do evento, reutilizando tecido para as bolsas dos participantes do evento e papel para a confecção dos cadernos de anotações dos participantes, uma maneira sustentável de estar no mundo. 

Sobre o III SILSSA foi realizado no município de Bragança, estado do Pará, e contou com pesquisadores locais, nacionais e internacionais, que em muitas frentes de diálogos, discutiram as linguagens e os saberes na Amazônia em múltiplos campos e áreas do conhecimento. Com base nos eixos norteadores que embasam as linhas do PPLSA “Linguagens e Saberes”, os debates ocorridos no III SILSSA - Seminário Internacional Linguagens Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia aconteceram. Foram três dias - 26, 27 e 28 de abril de 2023, intensos, com uma programação diversificada, calcada nas quatro linhas dos PPLSA, congregando professores-pesquisadores, estudantes, profissionais da Educação, populações tradicionais, egressos do programa, interessados em refletir, apresentar e discutir, coletivamente, a realizada amazônica. Como resultado das apresentações, foram selecionadas aquelas destaques para compor o livro: LINGUAGENS E SABERES: EXISTÊNCIAS E RESISTÊNCIAS NAS AMAZÔNIAS.

 

 

 


 

Criação de site interativo – “SABERES E FLORESTA” para subsidiar na formação de professores, coordenado pela Profa. Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 


 

Oficinas de orientação para apresentações acadêmicas, coordenado pela Profa. Dra. Ana Paula Vieira de Souza.

 

 


 

 

O PPLSA também promove mensalmente “AS QUARTAS DE PESQUISA” com a presença, ora presencial, ora híbrida de pesquisadores externos ao programa, de universidades nacionais e internacionais. As quartas de pesquisa têm propiciado as redes colaborativas, as trocas de conhecimentos e impacto nos resultados da formação dos discentes e egressos. Apresentaremos alguns exemplos das “Quartas de Pesquisa”, a totalidade está disponível na aba de notícias do site.

 

Tema: Os desafios da Filosofia Africana diante da interdição de pessoas negras na Ciência.

Organização: PPLSA

Data: 27/09/2023

Local: UFPA Bragança

Participantes do PPLSA: Dr. Érico Silva Alves Muniz

Participantes externos: Dr. Tiago Tendai Chingore (Docente da Universidade de Licungo, Moçambique);

 

Tema: Pesquisas decoloniais: em vista de práxis científicas “outras” em educação & Formação de professores indígenas para o ensino de matemática.

Organização: PPLSA

Data: 30/08/2023

Local: UFPA Bragança

Participantes do PPLSA:

Dr. Rogério Maciel (mediador)

Participantes externos:

Dr. Aldeir de Sousa Dias (Universidade Federal do Amapá – UNIFAP); 

Dra. Cristiane do Socorro dos Santos Nery (Universidade Federal do Amapá – UNIFAP). 

 

Tema: Pesquisa com línguas indígenas: desafios e possibilidades de estudo

Organização: PPLSA

Data: 29/11/2023

Local: online

Participantes do PPLSA: Dra. Carmen Lúcia Reis Rodrigues (Docente PPLSA); Libna Keite da Silva Gama (mestranda)

Outros participantes da UFPA: Dra. Marília de Nazaré de Oliveira Ferreira (Docente no Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL/UFPA)

 

Tema: Memórias Resistentes: a insurgência da guerrilha do Araguaia na literatura de testemunho.

Organização: PPLSA

Data: 20/12/2023

Local: online

Participantes do PPLSA: Dra. Ana Lilia Carvalho Rocha

Participantes externos: Dr. César Alessandro Sagrillo Figueiredo (Docente permanente do Programa de Pós-graduação em Linguística e Literatura (PPGLLIT/UFNT)

 

Tema: Educação do Campo: ressignificando saberes matemáticos de jovens agricultores em comunidades Amazônicos

Organização: PPLSA

Data: 08/05/2024

Local: auditório do PPLSA

Participantes do PPLSA: Dra. Joana d’Arc de Vasconcelos

Participantes externos: Dra. Adriana Leite (egressa do PPLSA e professora de magistério superior da Universidade Federal do Amapá – UNIFAP)

 

Tema: "À la recherche du temps futur”: a cooperação científica Brasil-França nas pesquisas climáticas sobre a Amazônia brasileira (1950-1990).

Organização: PPLSA

Data: 29/05/2024

Local: online

Participantes do PPLSA: Dr. Érico Silva Alves Muniz

Participantes externos: Dominichi Miranda de Sá (professora do Programa de Pós-graduação em História das Ciências e da Saúde, PPGHCS, da Casa de Oswaldo Cruz/Fiocruz)


Todas as Quartas de Pesquisa: https://pplsa.propesp.ufpa.br/index.php/br/component/search/?searchword=quartas%20de%20pesquisa&ordering=newest&searchphrase=all&limit=20