O Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia, em colaboração acadêmica, científica e cultural firmada entre o PPLSA/UFPA e a Prefeitura Municipal de Bragança-Pará, fez uma seleção especial destinada à servidores públicos da Secretaria Municipal de Saúde. A seleção contou com dez (10) vagas para a composição da turma de mestrado acadêmico, com ingresso para o primeiro semestre do ano de 2023. Com as vagas preenchidas, os servidores já se encontram inseridos no Programa, conforme podemos observar na imagem acima.

 

Essa parceria é muito importante, sobretudo, pela retorno à comunidade, em forma de resultados de pesquisa e de profissionais que compreendem melhor o meio em que estão inseridos. O que fomenta ainda mais a interação entre a universidade pública e Instituições não acadêmicas. 

 

 

Convênio com a Fundação Nacional do Índio (FUNAI) para tratamento e catalogação da documentação do SPI de 1910 – 1968, coordenado pela Profa. Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

Associação do Grupo Indígena Tembé das Aldeias Sede, Ytuaçu para apoio na elaboração de projeto para captação de recurso para recuperação de área degradada na Terra Indígena do Alto Rio Guamá, coordenado pela Profa. Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

Atuação em movimentos sociais como Fórum de Educação do Campo, Movimento Paraense de Educação de Jovens e Adultos Ações em parceria com as Secretarias Municipais de Educação de Bragança, Augusto Corrêa e Tracuateua, coordenado pela Profa. Dra. Georgina Negrão Kalife Cordeiro.

Atuação no Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista Caete-Taperaçu (RESEX-Mar) por meio do Prof. Dr. Luis Junior Costa Saraiva e Profa. Dra. Roberta Sá Leitão Barboza

Atuação no Conselho Deliberativo da Reserva Extrativista de Tracuateua, através da Profa. Dra. Norma Cristina Vieira e Costa

 

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O PPLSA tem sua repercussão na organização de eventos, participação de seus docentes em atividades de consultoria e assessoria em órgãos governamentais e não-governamentais, pela produção dos resultados das pesquisas em periódicos e livros qualificados, na manutenção e atualização diária do site do PPLSA que contém todas as informações de interesse da comunidade local, nacional e internacional e por sua ampla interação com outros programas nacionais e internacionais. 

A repercussão também se amplia para a formação dos alunos de graduação, interação entre a graduação e pós-graduação, interação entre Universidade e comunidades, aproximação com os alunos do Ensino Médio, inserção da temática afroindígena nas escolas públicas, coordenada pela Profa. Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte.

Estudos e pesquisa com docentes das redes municipal e estadual de ensino na modalidade da Educação de Jovens e Adultos, por meio de Curso de Especialização em Educação de Jovens e Adultos para a Juventude. Também pesquisas em nível de mestrado, que contribuem para a solidificação da educação do campo na região norte, tendo seus egressos contribuído para a reflexão e inserção nas práticas pedagógicas dos professores das redes municipal e estadual, coordenada pela Profa. Dra.Georgina Negrão Kalife Cordeiro.

 

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Os docentes, discentes e egressos do PPLSA publicam artigos em periódicos, livros, capítulos de livros e trabalhos em anais de eventos, o que demonstra uma significativa ampliação da produção intelectual sobre a região Amazônica, com foco nas Narrativas e Imagens, Educação, Linguagens e Culturas, Saúde e Sociobiodiversidade na Amazônia. Isso mostra que o Programa cumpre um importante papel de contribuir com a compreensão das principais questões regionais na área interdisciplinar das linguagens e saberes na Amazônia.

É um significativo conjunto de materiais e conhecimentos que circula na comunidade científica regional e nacional e entre docentes do Ensino Superior, da Educação Básica, técnicos administrativos das instituições, assim como entre educadores/as de movimentos sociais.

Os eventos nacionais e internacionais são relevantes espaços de circulação dos conhecimentos produzidos e de visibilidade do PPLSA, por possibilitar aos docentes e discentes a socialização de suas pesquisas, debater com o público externo e divulgar as ações do Programa.

A ampla participação da comunidade nos eventos também é indicativa da credibilidade e legitimidade do Programa. 

Criação de site interativo – “SABERES E FLORESTA” para subsidiar na formação de professores, coordenado pela Profa. Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte 

Oficinas de orientação para apresentações acadêmicas, coordenado pela Profa. Dra. Ana Paula Vieira de Souza.