O PPLSA parte da necessidade do trabalho interdisciplinar entre as Linhas, a fim de fomentar pesquisas sobre os problemas histórico culturais na Amazônia, na compreensão de teorias, metodologias e método visando desvelar os objetos estudados. A área de concentração única, Linguagens e Saberes, visa à análise das experiências relacionadas aos repertórios relacionados aos saberes, linguagens e culturas, como realizações de práticas sociais, os âmbitos e dimensões de suas representações e a socialização dos conhecimentos produzidos, observando-se a interação dos sujeitos com e sobre o meio na Amazônia. Para alcançar tais propósitos é imperativo superar os limites do conhecimento disciplinar para uma discussão interdisciplinar teórico-prática, necessária para se compreender e buscar soluções para os fenômenos sociais manifestados na sociedade capitalista. 

 

LINHAS DE PESQUISA:

Educação, Linguagens e Interculturalidade na Amazônia;

A Linha de pesquisa promove estudos na área da Educação, com enfoque em pesquisas de caráter  interdisciplinar na interface com as linguagens e interculturalidades nas territorialidades Amazônicas. Direciona seus estudos para as lutas e mobilizações dos processos educativos emancipatórios, dialógicos e interculturais que reconheçam as subjetividades dos povos tradicionais e originários; e pesquisas sobre o currículo e formação de professoras(es), no âmbito das politicas públicas educacionais e práticas educativas relevantes para o desenvolvimento sustentável da Amazônia.

 

 

Língua, Cultura e Tradução na Amazônia;

A Linha visa promover pesquisas de natureza  linguística  que abrangem os estudos do léxico em sua relação com a cultura amazônica  e com os contatos linguísticos e culturais estabelecidos na região para a formação do léxico comum, de especialidade e onomástico; os estudos das línguas indígenas e  do português regional em suas diversas realizações; investigações no campo da tradução enquanto  atividade comunicativa e intercultural, considerando as suas interfaces com os estudos culturais, filosóficos e linguísticos; de Línguas em Contato e imbricações terminológicas; questões identitárias, éticas e ideológicas presentes nos textos/discursos e suas implicações sobre o trabalho do tradutor. Envolve práticas e processos socioculturais em diferentes contextos, como os das Artes (Literatura, Música, Artes Plásticas, entre outras), Comunicação Social, Educação e Política Linguística, além dos textos verbais, não-verbais e/ou sincréticos elaborados em seus respectivos âmbitos, por meio de abordagens semióticas e/ou da Linguística Aplicada, orientadas para a compreensão de tais objetos enquanto práticas e processos sociais significativos. A linha concentra suas ações em três eixos:

 

 

Narrativas, Memórias e Imagens na Amazônia;

Reúne estudos no âmbito das narrativas nas Amazônias, que objetivam reflexões narratológicas, imagéticas, simbólicas e memorialísticas, em vista de gêneros textuais diferentes (romances, relatos, depoimentos, documentos, imagens, entre outros). A proposta da linha é repensar o diálogo interdisciplinar sob os aspectos da factualidade/ficcionalidade e das novas linguagens midiáticas, artísticas, científicas e tecnológicas. Abriga, portanto, projetos de pesquisa voltados à compreensão dos processos bibliográficos, audiovisuais e antropológicos, no repertório das Amazônias como alvo/fonte de produções científicas.

 

  

Sociobiodiversidade e Saúde na Amazônia.

Estudos de saberes, linguagens, práticas, culturas, saúde e ambientes de grupos e de comunidades que configuram a sociobiodiversidade amazônica nas suas dimensões e relações com os humanos e os não humanos. Pesquisas relacionadas a gênero, geração e relações étnico-raciais, com ênfase em alimentação, corpo, rituais e festas de cura (manipulação de plantas, pintura corporal, artefatos e óleo de animais vinculados às suas práticas simbólicas, xamânicas e materiais). Investigação epidemiológica de agentes infecciosos, parasitários, estratégias de controle, tratamento e prevenção; promoção da saúde em diferentes grupos populacionais e ciclos da vida. Estudos relacionados aos conhecimentos ecológicos locais com as práticas produtivas socioeconômicas, políticas públicas ambientais, educação e a ecologia social de manguezal. Territorialidade, governança, uso e apropriação de recursos naturais.