O Programa mostra o seu compromisso com uma formação sólida e qualificada de profissionais com capacidade empreendedora no sentido do desenvolvimento das questões socioculturais, educacionais no que tange o fortalecimento das identidades, das territorialidades, das diversidades socioetnoculturais, com o foco na produção científica e de impacto na geração de produtos técnicos e tecnológicos a partir de projetos relacionados com o processo de interação Universidade-Empresa no setor pesqueiro Amazônico e os desdobramentos sobre a sustentabilidade da atividade e o aproveitamento integral de pescado em uma empresa de processamento; capacitação de manipuladores de pescado no município de Bragança-PA, além de patente por meio da Instituição de Registro: INPI – Instituto Nacional de Propriedade Industrial sobre a conserva do pescado ao molho de tucupi e jambu, coordenado pela Profa. Dra. Marileide Moraes Alves.
Ressalta-se também que a maioria dos docentes, discentes, egressos do Programa em parceria com pesquisadores de outras Instituições Nacionais e Internacionais, atuam em projetos interdisciplinares com foco nas áreas de Educação e Direitos Humanos, povos indígenas, práticas e vivencias interculturais, saberes locais da pesca da Amazônia, patrimônio naval pesqueiro da Amazônia, hábitos alimentares e conflitos na Amazônia, saúde e sociobiodiversidade, literatura amazônica, tradução e narratologia e educação, tanto em comunidades tradicionais, instituições públicas, quanto privadas, com destaque para a colaboração com redes públicas de ensino.
Há, ainda, um número de docentes que vem se dedicando ao desenvolvimento e análise de materiais didáticos e acervos digitais e possibilidades novas/outras de ensino-aprendizagem. Destacam-se os projetos Saberes e produção de acervos digitais afroindígena e interações interculturais; Saberes da pesca indígena: produção de material didático intercultural nas escolas Tenetehar-Tembé. O Uso de Tecnologias assistivas em comunidades quilombola e pesqueira, coordenado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-Brasileiros (NEAB/UFPA). Produção de cartilhas com o tema Ecologia Costeiro-Estuarina e os Saberes Pesqueiros Locais da coleção de cartilhas Da Pesca à Escola), entre os grupos de estudos da UFPA/Bragança ESAC, GUEAM e Laboratório LABPEXCA, na Escola Domingos de Sousa Melo, Vila do Bonifácio – Ajuruteua – Bragança (PA).
O Projeto de Extensão Cursinho Popular Prof. Dr. Horácio Schneider sob a coordenação pedagógica da Profa. Dra. Silvia Benchimol, com resultados de altos índices de aprovação para universidades locais e nacionais. Desde o ano de 2017 o Projeto de Extensão ABC English, atende uma média de 70 alunos carentes/ano com iniciação em Língua Inglesa e os habilitando a uma vida cidadã com mais oportunidades de inserção. O PROLIN – Projeto de Extensão, também sob a mesma coordenação contribui para que os candidatos aprovados ingressem em Programas de Pós-Graduação em todo o território Nacional por meio da legitimação de sua competência em leitura.
Projetos voltados para as populações indígenas, tais como: A produção de material didático intercultural nas escolas Tenetehar-Tembé, coordenado pela professora Roberta Sá Leitão Barboza; O português e as línguas indígenas na Amazônia Oriental, coordenado pela professora Tabita Fernandes da Silva. A execução desses projetos possibilita a produção de livros, capítulos de livros, cartilhas, artigos em revista qualis que são utilizados por pesquisadores e a comunidade em geral.