PROJETO:  PROCAD AMAZONIA NAS TEIAS DA AMAZONIA

Este projeto trata-se de uma parceria acadêmica que aproxima, numa perspectiva interdisciplinar, dois Programas de Pós-Graduações da Região Norte, representados pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal Oeste de Pará - UFOPA e uma instituição da região Sul, representado pela Universidade Estadual Oeste do Paraná - UNIOESTE. O desdobramento dessa interação envolve não só o fortalecimento da formação propiciada nos Programas como também das linhas de pesquisa nas quais os professores estão envolvidos, assim como, a implementação e consolidação da área interdisciplinar na Região Norte. Nessa direção vale ressaltar que a troca de experiências entre os grupos acontecerá por meio da oferta de disciplinas, realização de eventos, missões de estudo, reuniões de trabalho, orientações compartilhadas, pesquisas e publicações conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. Desta forma, os pesquisadores dos programas que compõem a equipe do presente projeto visam por um lado, responder à necessidade de uma nova produção teórica e de novas políticas sociais na e sobre a Amazônia e, por outro, a consolidação da PPLSA/UFPA, PPGSAQ/UFOPA, e fortalecimento PPGL/UNIOESTE. Para isso, se propõem a investir em uma rede de pesquisa interdisciplinar na e sobre a região Amazônica, considerando seus sujeitos, suas linguagens e sua biodiversidade (no tocante a heterogeneidade ambiental, sua diversidade cultural e sua diversidade produtiva), colocando-se no cenário local, nacional e internacional no debate com outros centros de estudos dentro e fora da Amazônia.

Coordenadoras: Dra. Joana d'Arc de Vasconcelos Neves - PPLSA - UFPA

                        Dra. Dantielle Assumpção Garcia- PPGL-UNIOSTE 

                        Dr. Thiago Almeida Vieira -PPGSAQ -UFOPA

Projeto: FLORESTA VIVA TEMBÉ: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS INTERCULTURAIS EM AGROECOLOGIA

Objetivo:  estimular processo de aprendizagem mútuo entre discentes da UFPA e discentes das aldeias; contribuir para uma prática dialógica entre a comunidade indígena e Universidade a fim de potencializar a prática do Bem Viver nos currículos acadêmicos e nas aldeias,  fornecendo subsídios para a estruturação de um curso em agroecologia indígena.

Produtos: Um artigo de capitulo de livro e um projeto de curso em agroecologia (em elaboração).

Coordenadoras: Dra. Roberta Sá Leitão Barboza e Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES DA FLORESTA: INTERAÇÕES INTERCULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Objetivo:  estabelecer diálogo intercultural entre saberes indígenas  Tembé do Guamá e da Comunidade de Itamoari, em Cachoeira do Piriá, buscando: 1) descrever as práticas terapêuticas de cuidados em saúde; 2) identificar os recursos necessários para a produção e reprodução dos saberes tradicionais;3) produzir  material didático (filme e cartilhas ) que, por meio de um curso de formação para os professores, será utilizado nas escolas.

Produtos: 6 cartilhas paradidáticas (para impressão) e um filme- documentário.

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES E MEMÓRIAS: O SPI E A PRESENÇA AFROINDÍGENA NA AMAZÔNIA

Objetivo: 1) Envolver e aproximar os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Médio e Fundamental do Município de Bragança sobre o tema da presença afroindígena na história local;  2)traduzir  fontes documentais e disponibilizá-las em um espaço denominado “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio de Cultural da Amazônia, para o público bragantino.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Marciléia Wanzeler de Souza Vasconcelos

 

Produtos: Produção de catálogos e pequenos documentários, produzidos pelos alunos de história com os alunos de ensino médio e alunos indígenas e quilombola ( em elaboração)

Criação de espaço da “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (em elaboração).

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

Projeto: SABERES EM REDE:  PRODUÇÃO DE ACERVOS DIGITAIS AFROINDÍGENA E INTERAÇÕES INTERCULTURAIS

Objetivos: criar um uma biblioteca virtual, por meio de site interativo com links para o acesso aos materiais, tais como: cartilhas, filmes, cadernos temáticos. Além desses materiais, espera-se disponibilizar os resultados das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão.

Produto: site interativo sobre saberes afroindígenas.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima (PROFHIST)

 

 

Projeto: Implantação de Estudos Clássicos no Pará: Estudos sobre Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes no passado na Antiguidade Clássica à Antiguidade Tardia

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva

 

Projeto: VIVARIUM - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo - NÚCLEO NORTE. Pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa Certificado pelo CNPq.

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva

Microcomputadores

 

Descrição: Destinados a tarefas administrativas e a uso comum dos alunos e dos professores

 

Localização: Secretaria do PPLSA

 

Número de equipamentos: 11 microcomputadores

 

 

 

Datashow

 

Descrição: Destinados a tarefas de apresentação dos professores e dos alunos

 

Localização: Sala de aula do PPLSA

 

Número de equipamentos: 02 datashows

 

 

 

Impressora multifuncional

 

Descrição: Destinados a tarefas administrativas da secretaria da coordenação do PPLSA

 

Localização: Sala da Secretaria e da Coordenação do PPLSA

 

Número de equipamentos: 03 impressoras

 

 

 

Microfone duplo sem fio

 

Descrição: Destinados a todos os eventos do PPLSA

 

Localização: Sala da Secretaria e da Coordenação do PPLSA

 

Número de equipamentos: 01 microfone duplo (2 microfones com um receptor)

 

 

 

Controle sem fio para slides

 

Descrição: Destinados a todos os eventos do PPLSA

 

Localização: Sala da Secretaria e da Coordenação do PPLSA

 

Número de equipamentos: 01 controle

 

  • PUBLICAÇÕES DO PROCAD

TEORIAS DO CONHECIMENTO em diálogo interdisciplinar com pesquisas do mestrado do PPLSA

LINGUAGENS E PESQUISAS: diálogos frutíferos, vol. 1

LINGUAGENS E PESQUISAS: diálogos frutíferos, vol. 2

MULHERES, TRABALHOS E NATUREZAS: dizeres em movimento

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - ANAIS VOLUME I

I SEMINÁRIO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades - anais

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - VOLUME I

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - VOLUME II

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: natureza, saberes e culturas no olhar de escritores e escritoras amazônidas

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - VOLUME III

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: Como se constroem pesquisadores e pesquisadoras? Narrativas, Resistências e Amazônia

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - VOLUME IV

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA VIVA: sujeitos, identidades, territorialidades, linguagens e diversidades

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - VOLUME V

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: pesquisas em diálogos sobre e na Amazônia

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - VOLUME VI

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: tecendo pesquisas e traçando caminhos 

 

COLEÇÃO NAS TEIAS DA AMAZÔNIA - VOLUME VII

NAS TEIAS DA AMAZÔNIA: desenvolvimento sustentável no contexto amazônico

 

COLEÇÃO BIOGRAFIAS AMAZÔNICAS E PENSAMENTO DECOLONIAL - VOLUME 01

BIOGRAFIAS E DECOLONIALIDADE: literaturas não canônicas e movimento social

 

COLEÇÃO BIOGRAFIAS AMAZÔNICAS E PENSAMENTO DECOLONIAL - VOLUME 2

BIOGRAFIAS E DECOLONIALIDADE: a Literatura de expressão amazônica e o universalismo poético paraense

 

COLEÇÃO CADERNOS PEDAGÓGICOS - VOLUME 1

VIDAS AMAZÔNICAS: indígenas e quilombolas

 

CARTILHAS

PESCANDO SABERES NA AMAZÔNIA

 

COLEÇÃO MULHERES AMAZÔNIDAS - VOLUME 1

UMA PROSA DE MULHER PARA MULHER

 

COLEÇÃO MULHERES AMAZÔNIDAS - VOLUME 2

CARTILHA SAÚDE E CUIDADO DA MULHER RURAL


 

  • PUBLICAÇÕES DA NOVA REVISTA AMAZÔNICA

2023

v. 11, n. 1 (2023): DIÁLOGOS SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TERRITÓRIOS DAS ÁGUAS, DAS TERRAS E DAS FLORESTAS NAS TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS

 

2022

v. 10, n. 3 (2022): AUTISMO EM PAUTA II

v. 10, n. 2 (2022): AUTISMO EM PAUTA

v. 10, n. 1 (2022): IDENTIDADE E DECOLONIALIDADE: A PAN-AMAZÔNIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA LATINO-AMERICANA

 

2021

v. 9, n. 3 (2021): “HISTÓRIAS, NATUREZAS E CULTURAS EM AMBIENTES AMAZÔNICOS”

v. 9, n. 2 (2021): SAÚDE E DOENÇA NA AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE

v. 9, n. 1 (2021): FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA VIDA e 2 - PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS COMUNITÁRIAS

 

2020

v. 8, n. 3 (2020): CIDADE E AS NARRATIVAS DE SOLIDARIEDADE

v. 8, n. 2 (2020): 1 - CORPOS, ESTADOS E CRISES e 2 - SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

v. 8, n. 1 (2020): HISTÓRIAS DA PAN AMAZÔNIA E SUAS PERSPECTIVAS NA AMÉRICA DO SUL

 

2019

v. 7, n. 3 (2019): “DOS LUGARES “SUBORDINADOS” AOS TERRITÓRIOS “MUNDIALIZADOS”: A DIALÉTICA DOS USOS NA AMAZÔNIA PARAENSE”

v. 7, n. 2 (2019): 1-RELIGIÃO E AMAZÔNIA e 2-LEITURAS, IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DA AMAZÔNIA

v. 7, n. 1 (2019): EDUCAÇÃO, TERRITORIALIDADES E PROCESSOS EDUCATIVOS EMANCIPATÓRIOS NA AMAZÔNIA E DE ESCOLA ITINERANTE DO MST-PR

 

2018

v. 6, n. 4 (2018): POPULAÇÕES, SOCIOBIODIVERSIDADE E MEGA PROJETOS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 3 (2018): INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 2 (2018): SABER E CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA PARAENSE

v. 6, n. 1 (2018): COTIDIANOS QUILOMBOLAS

 

2017

v. 5, n. 3 (2017): POÉTICA DO NARRAR

v. 5, n. 2 (2017): FESTAS E CELEBRAÇÕES POPULARES

v. 5, n. 1 (2017): PAISAGENS, TERRITORIALIDADES E TRADUÇÃO CULTURAL

 

2016

v. 4, n. 3 (2016)

v. 4, n. 2 (2016)

v. 4, n. 1 (2016)

 

2015

v. 3, n. 1 (2015)

 

2014

v. 2, n. 2 (2014)

v. 2, n. 1 (2014)

 

2013

v. 1, n. 2 (2013)

v. 1, n. 1 (2013)


 

  • OUTRAS PUBLICAÇÕES DO PPLSA

LINGUAGENS E SABERES: existências e resistências nas Amazônias

MÚLTIPLAS LINGUAGENS NA SAÚDE PÚBLICA: saberes e vivências em Bragança, Amazônia Atlântica.

NENHUM A MENOS: sujeitos da resistência na Pan-Amazônia


 

  • PRODUÇÕES AUDIOVISUAIS

Búzio (https://youtu.be/OHG_aH_a9fs)

Justiça, Trabalho e Amor (https://www.youtube.com/watch?v=w33ovFiuclo&t=138s)

Serra Velha (https://youtu.be/GxrJuYazLCM?si=PrCsou5ZUBAsHqiG)

Trabalhadores de São Benedito de Bragança (https://www.youtube.com/watch?v=tqr-YVlQXfA)

SARAIVA, Luis Junior Costa; CORREA, J. S. L. - AVOADO: PESCA E CULTURA ALIMENTAR NA AMAZÔNIA -2021

SARAIVA, Luis Junior Costa; CORREA, J. S. L. . Parteiras. 2023. Filme. 

SARAIVA, Luis Junior Costa; CORREA, J. S. L. . Rezadores. 2023. Filme. 

SARAIVA, Luis Junior Costa; CORREA, J. S. L. . Andiroba. 2023. Filme. 

SARAIVA, Luis Junior Costa; CORREA, J. S. L. . Rabeca. 2023. Filme. 

SARAIVA, Luis Jubior Costa; CORREA, J. S. L. . Mestres do Beiju. 2021. Filme.

INFRAESTRUTURA

  • 01 MINIAUDITÓRIO com capacidade de 80 pessoas;
  • 01 LABORATÓRIO DE INCLUSÃO (computadores adaptados, máquina braile, impressora braile, etc.) de Inclusão (cegueira, surdez, dentre outros);
  • 03 SALAS DE AULAS equipadas com Data show, quadros de vidro, notebooks, caixa de som, mesas e cadeiras;
  • 01 SALA DE CONVIVÊNCIA E AMBIÊNCIA DE PESQUISA para discentes, com acesso a computadores, internet, espaço para trocas de conhecimentos;
  • 10 SALAS de uso coletivo para os docentes, de modo geral (até 03 docentes por sala para o desenvolvimento de suas atividades no PPLSA);
  • 01 SECRETARIA DO PPLSA; 
  • 01 SALA DA COORDENAÇÃO;
  • 01 BIBLIOTECA - A Biblioteca do Campus de Bragança encontra-se ligada à rede mundial, com disponibilidade de O3 microcomputadores de mesa para o acesso à internet. O software utilizado é o Pergamum (que gerencia o sistema de Bibliotecas da UFPA) e mais 2 microcomputadores para o uso administrativo. A caracterização da Biblioteca e de acervo é multidisciplinar, com livre acesso ao acervo, oferece os serviços de consulta ao catálogo on-line e local, computação bibliográfica, orientação de trabalhos acadêmicos segundo a ABNT, elaboração de ficha catalográfica, circulação de documentos (empréstimo, devoluções, reservas), capacitação presencial de usuários;
  • 01 BIBLIOTECA SETORIAL DO PPLSA - Possui acervo nas Áreas de Antropologia, Linguística, Teoria Literária, História Social, Educação e Sociologia. AQUISIÇÃO DE LIVROS NO QUADRIÊNIO (2021-2024): Em 2021 foram adquiridos 369 títulos e 855 exemplares, em 2022 foram adquiridas 28 títulos e 110 exemplares, em 2024 a aquisição foi de 33 títulos e 132 exemplares. Essa última aquisição foi indicada pelos docentes do PPLSA como parte das referências bibliográficas das disciplinas.

 

LABORATÓRIOS

  • Laboratório de Educação Científica e Ambiental (LECA) desenvolve vários projetos de ensino, pesquisa e extensão voltados para formação dos professores da Educação Básica.
  • Laboratório de Linguagem proporciona a construção de uma identidade profissional e contribui com o PPLSA para o uso efetivo das diferentes variedades da Língua Estrangeira, reconhecendo o objeto de seu estudo nas modalidades oral e escrita, levando em conta as condições de produção do discurso. 
  • Laboratório de Estudos: Linguagem, Imagem e Memória - LELIM propõe debater as potencialidades do uso interdisciplinar da linguagem audiovisual como método de pesquisa no âmbito de estudos sobre as narrativas, contemporaneidade e os novos procedimentos de construção de sentidos. 
  • Laboratório Multidisciplinar de Engenharia de Pesca possibilita aos professores a confecção de material didático, como a coleção de peixes, crustáceos e moluscos e proporciona um modelo de criação de organismos aquáticos em sistema de recirculação, além da coleção de parasitologia e hematologia de Engenharia de Pesca.
  • Laboratório de Inclusão (cegueira, surdez, dentre outros), aparelhado com computadores adaptados, máquina braile, impressora braile, etc.).
  • Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia – LABHIST da UFPA, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de História. Sua finalidade é assegurar a difusão de informações culturais e científicas. 
  • Laboratório de Ecologia de Manguezal – LAMA faz parte da Faculdade de Ciências Biológicas, do Instituto de Estudos Costeiros (IECOS), sediado no Campus Universitário de Bragança e tem mantido suas atividades por meio de fontes nacionais e internacionais, proporcionando a produções científicas sobre os manguezais da Amazônia brasileira.

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Subcategorias

Projeto: FLORESTA VIVA TEMBÉ: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS INTERCULTURAIS EM AGROECOLOGIA

Objetivo:  estimular processo de aprendizagem mútuo entre discentes da UFPA e discentes das aldeias; contribuir para uma prática dialógica entre a comunidade indígena e Universidade a fim de potencializar a prática do Bem Viver nos currículos acadêmicos e nas aldeias,  fornecendo subsídios para a estruturação de um curso em agroecologia indígena.

Produtos: Um artigo de capitulo de livro e um projeto de curso em agroecologia (em elaboração).

Coordenadoras: Dra. Roberta Sá Leitão Barboza e Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES DA FLORESTA: INTERAÇÕES INTERCULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Objetivo:  estabelecer diálogo intercultural entre saberes indígenas  Tembé do Guamá e da Comunidade de Itamoari, em Cachoeira do Piriá, buscando: 1) descrever as práticas terapêuticas de cuidados em saúde; 2) identificar os recursos necessários para a produção e reprodução dos saberes tradicionais;3) produzir  material didático (filme e cartilhas) que, por meio de um curso de formação para os professores, será utilizado nas escolas.

Produtos: 6 cartilhas paradidáticas (para impressão) e um filme- documentário.

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES E MEMÓRIAS: O SPI E A PRESENÇA AFROINDÍGENA NA AMAZÔNIA

Objetivo: 1) Envolver e aproximar os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Médio e Fundamental do Município de Bragança sobre o tema da presença afroindígena na história local;  2)traduzir  fontes documentais e disponibilizá-las em um espaço denominado “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio de Cultural da Amazônia, para o público bragantino.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Marciléia Wanzeler de Souza Vasconcelos

 

Produtos: Produção de catálogos e pequenos documentários, produzidos pelos alunos de história com os alunos de ensino médio e alunos indígenas e quilombola ( em elaboração)

Criação de espaço da “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (em elaboração).

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

Projeto: SABERES EM REDE:  PRODUÇÃO DE ACERVOS DIGITAIS AFROINDÍGENA E INTERAÇÕES INTERCULTURAIS

Objetivos: criar um uma biblioteca virtual, por meio de site interativo com links para o acesso aos materiais, tais como: cartilhas, filmes, cadernos temáticos. Além desses materiais, espera-se disponibilizar os resultados das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão.

Produto: site interativo sobre saberes afroindígenas.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima (PROFHIST)

 

 

Projeto: Implantação de Estudos Clássicos no Pará: Estudos sobre Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes no passado na Antiguidade Clássica à Antiguidade Tardia

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva

 

Projeto: VIVARIUM - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo - NÚCLEO NORTE. Pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa Certificado pelo CNPq.

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva