O novo Módulo de Geração de Ficha Automática da UFPA (FICAT 2.0), implementado pela Biblioteca Central da UFPA, é um sistema que busca dar mais celeridade na geração de fichas catalográficas para os trabalhos acadêmicos dos alunos da instituição.
Para utilizá-lo, basta acessar o site (http://www.bcficat.ufpa.br/) e preencher os dados obrigatórios e opcionais. Após o preenchimento, será disponibilizado imediatamente o arquivo em PDF da ficha catalográfica, para ser inserida no trabalho. No site, também podem ser encontrados tutoriais e instruções sobre como operar o sistema.
Além de Teses e Dissertações, o FICAT 2.0 também gera fichas catalográficas para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especialização (TCC´s) – de forma automática, ágil e eficiente. O sistema foi criado utilizando critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade, usabilidade.
O FICAT 2.0 mantém o padrão de elaboração de fichas catalográficas conforme as regras do Código Anglo Americano de Catalogação (AACR2) e da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD).
Projeto: FLORESTA VIVA TEMBÉ: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS INTERCULTURAIS EM AGROECOLOGIA
Objetivo: estimular processo de aprendizagem mútuo entre discentes da UFPA e discentes das aldeias; contribuir para uma prática dialógica entre a comunidade indígena e Universidade a fim de potencializar a prática do Bem Viver nos currículos acadêmicos e nas aldeias, fornecendo subsídios para a estruturação de um curso em agroecologia indígena.
Produtos: Um artigo de capitulo de livro e um projeto de curso em agroecologia (em elaboração).
Coordenadoras: Dra. Roberta Sá Leitão Barboza e Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte
Projeto: SABERES DA FLORESTA: INTERAÇÕES INTERCULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS
Objetivo: estabelecer diálogo intercultural entre saberes indígenas Tembé do Guamá e da Comunidade de Itamoari, em Cachoeira do Piriá, buscando: 1) descrever as práticas terapêuticas de cuidados em saúde; 2) identificar os recursos necessários para a produção e reprodução dos saberes tradicionais;3) produzir material didático (filme e cartilhas) que, por meio de um curso de formação para os professores, será utilizado nas escolas.
Produtos: 6 cartilhas paradidáticas (para impressão) e um filme- documentário.
Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte
Projeto: SABERES E MEMÓRIAS: O SPI E A PRESENÇA AFROINDÍGENA NA AMAZÔNIA
Objetivo: 1) Envolver e aproximar os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Médio e Fundamental do Município de Bragança sobre o tema da presença afroindígena na história local; 2)traduzir fontes documentais e disponibilizá-las em um espaço denominado “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio de Cultural da Amazônia, para o público bragantino.
Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Marciléia Wanzeler de Souza Vasconcelos
Produtos: Produção de catálogos e pequenos documentários, produzidos pelos alunos de história com os alunos de ensino médio e alunos indígenas e quilombola ( em elaboração)
Criação de espaço da “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (em elaboração).
Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte
Projeto: SABERES EM REDE: PRODUÇÃO DE ACERVOS DIGITAIS AFROINDÍGENA E INTERAÇÕES INTERCULTURAIS
Objetivos: criar um uma biblioteca virtual, por meio de site interativo com links para o acesso aos materiais, tais como: cartilhas, filmes, cadernos temáticos. Além desses materiais, espera-se disponibilizar os resultados das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão.
Produto: site interativo sobre saberes afroindígenas.
Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima (PROFHIST)
Projeto: Implantação de Estudos Clássicos no Pará: Estudos sobre Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes no passado na Antiguidade Clássica à Antiguidade Tardia
Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva
Projeto: VIVARIUM - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo - NÚCLEO NORTE. Pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa Certificado pelo CNPq.
Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva