PROJETO:  PROCAD AMAZONIA NAS TEIAS DA AMAZONIA

Este projeto trata-se de uma parceria acadêmica que aproxima, numa perspectiva interdisciplinar, dois Programas de Pós-Graduações da Região Norte, representados pela Universidade Federal do Pará - UFPA, Universidade Federal Oeste de Pará - UFOPA e uma instituição da região Sul, representado pela Universidade Estadual Oeste do Paraná - UNIOESTE. O desdobramento dessa interação envolve não só o fortalecimento da formação propiciada nos Programas como também das linhas de pesquisa nas quais os professores estão envolvidos, assim como, a implementação e consolidação da área interdisciplinar na Região Norte. Nessa direção vale ressaltar que a troca de experiências entre os grupos acontecerá por meio da oferta de disciplinas, realização de eventos, missões de estudo, reuniões de trabalho, orientações compartilhadas, pesquisas e publicações conjuntas e realização de estágios pós-doutoral. Desta forma, os pesquisadores dos programas que compõem a equipe do presente projeto visam por um lado, responder à necessidade de uma nova produção teórica e de novas políticas sociais na e sobre a Amazônia e, por outro, a consolidação da PPLSA/UFPA, PPGSAQ/UFOPA, e fortalecimento PPGL/UNIOESTE. Para isso, se propõem a investir em uma rede de pesquisa interdisciplinar na e sobre a região Amazônica, considerando seus sujeitos, suas linguagens e sua biodiversidade (no tocante a heterogeneidade ambiental, sua diversidade cultural e sua diversidade produtiva), colocando-se no cenário local, nacional e internacional no debate com outros centros de estudos dentro e fora da Amazônia.

Coordenadoras: Dra. Joana d'Arc de Vasconcelos Neves - PPLSA - UFPA

                        Dra. Dantielle Assumpção Garcia- PPGL-UNIOSTE 

                        Dr. Thiago Almeida Vieira -PPGSAQ -UFOPA

Projeto: FLORESTA VIVA TEMBÉ: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS INTERCULTURAIS EM AGROECOLOGIA

Objetivo:  estimular processo de aprendizagem mútuo entre discentes da UFPA e discentes das aldeias; contribuir para uma prática dialógica entre a comunidade indígena e Universidade a fim de potencializar a prática do Bem Viver nos currículos acadêmicos e nas aldeias,  fornecendo subsídios para a estruturação de um curso em agroecologia indígena.

Produtos: Um artigo de capitulo de livro e um projeto de curso em agroecologia (em elaboração).

Coordenadoras: Dra. Roberta Sá Leitão Barboza e Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES DA FLORESTA: INTERAÇÕES INTERCULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Objetivo:  estabelecer diálogo intercultural entre saberes indígenas  Tembé do Guamá e da Comunidade de Itamoari, em Cachoeira do Piriá, buscando: 1) descrever as práticas terapêuticas de cuidados em saúde; 2) identificar os recursos necessários para a produção e reprodução dos saberes tradicionais;3) produzir  material didático (filme e cartilhas ) que, por meio de um curso de formação para os professores, será utilizado nas escolas.

Produtos: 6 cartilhas paradidáticas (para impressão) e um filme- documentário.

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES E MEMÓRIAS: O SPI E A PRESENÇA AFROINDÍGENA NA AMAZÔNIA

Objetivo: 1) Envolver e aproximar os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Médio e Fundamental do Município de Bragança sobre o tema da presença afroindígena na história local;  2)traduzir  fontes documentais e disponibilizá-las em um espaço denominado “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio de Cultural da Amazônia, para o público bragantino.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Marciléia Wanzeler de Souza Vasconcelos

 

Produtos: Produção de catálogos e pequenos documentários, produzidos pelos alunos de história com os alunos de ensino médio e alunos indígenas e quilombola ( em elaboração)

Criação de espaço da “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (em elaboração).

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

Projeto: SABERES EM REDE:  PRODUÇÃO DE ACERVOS DIGITAIS AFROINDÍGENA E INTERAÇÕES INTERCULTURAIS

Objetivos: criar um uma biblioteca virtual, por meio de site interativo com links para o acesso aos materiais, tais como: cartilhas, filmes, cadernos temáticos. Além desses materiais, espera-se disponibilizar os resultados das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão.

Produto: site interativo sobre saberes afroindígenas.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima (PROFHIST)

 

 

Projeto: Implantação de Estudos Clássicos no Pará: Estudos sobre Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes no passado na Antiguidade Clássica à Antiguidade Tardia

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva

 

Projeto: VIVARIUM - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo - NÚCLEO NORTE. Pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa Certificado pelo CNPq.

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva

O novo Módulo de Geração de Ficha Automática da UFPA (FICAT 2.0), implementado pela Biblioteca Central da UFPA, é um sistema que busca dar mais celeridade na geração de fichas catalográficas para os trabalhos acadêmicos dos alunos da instituição.

Para utilizá-lo, basta acessar o site (http://www.bcficat.ufpa.br/) e preencher os dados obrigatórios e opcionais. Após o preenchimento, será disponibilizado imediatamente o arquivo em PDF da ficha catalográfica, para ser inserida no trabalho. No site, também podem ser encontrados tutoriais e instruções sobre como operar o sistema.

Além de Teses e Dissertações, o FICAT 2.0 também gera fichas catalográficas para Trabalhos de Conclusão de Curso de Graduação e de Especialização (TCC´s) – de forma automática, ágil e eficiente. O sistema foi criado utilizando critérios como segurança, precisão, agilidade, confiabilidade, usabilidade.

O FICAT 2.0 mantém o padrão de elaboração de fichas catalográficas conforme as regras do Código Anglo Americano de Catalogação (AACR2) e da Descrição Bibliográfica Internacional Normalizada (ISBD).

 

Nome: Microcomputadores

Descrição: Destinados a tarefas administrativas e a uso comum dos alunos e dos professores

Localização: Secretaria do PPLSA

Número de equipamentos: 11 microcomputadores

 

Nome: Datashow

Descrição: Destinados a tarefas de apresentação dos professores e dos alunos

Localização: Sala de aula do PPLSA

Número de equipamentos: 02 datashows

 

Nome: Impressora multifuncional

Descrição: Destinados a tarefas administrativas da secretaria da coordenação do PPLSA

Localização: Sala da Secretaria e da Coordenação do PPLSA

Número de equipamentos: 03 impressoras

 

Nome: Microfone duplo sem fio

Descrição: Destinados a todos os eventos do PPLSA

Localização: Sala da Secretaria e da Coordenação do PPLSA

Número de equipamentos: 01 microfone duplo (2 microfones com um receptor)

 

Nome: Controle sem fio para slides

Descrição: Destinados a todos os eventos do PPLSA

Localização: Sala da Secretaria e da Coordenação do PPLSA

Número de equipamentos: 01 controle

 

Subcategorias

Projeto: FLORESTA VIVA TEMBÉ: PRÁTICAS E VIVÊNCIAS INTERCULTURAIS EM AGROECOLOGIA

Objetivo:  estimular processo de aprendizagem mútuo entre discentes da UFPA e discentes das aldeias; contribuir para uma prática dialógica entre a comunidade indígena e Universidade a fim de potencializar a prática do Bem Viver nos currículos acadêmicos e nas aldeias,  fornecendo subsídios para a estruturação de um curso em agroecologia indígena.

Produtos: Um artigo de capitulo de livro e um projeto de curso em agroecologia (em elaboração).

Coordenadoras: Dra. Roberta Sá Leitão Barboza e Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES DA FLORESTA: INTERAÇÕES INTERCULTURAIS EM PROCESSOS EDUCATIVOS

Objetivo:  estabelecer diálogo intercultural entre saberes indígenas  Tembé do Guamá e da Comunidade de Itamoari, em Cachoeira do Piriá, buscando: 1) descrever as práticas terapêuticas de cuidados em saúde; 2) identificar os recursos necessários para a produção e reprodução dos saberes tradicionais;3) produzir  material didático (filme e cartilhas) que, por meio de um curso de formação para os professores, será utilizado nas escolas.

Produtos: 6 cartilhas paradidáticas (para impressão) e um filme- documentário.

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

 

Projeto: SABERES E MEMÓRIAS: O SPI E A PRESENÇA AFROINDÍGENA NA AMAZÔNIA

Objetivo: 1) Envolver e aproximar os estudantes das Escolas Estaduais de Ensino Médio e Fundamental do Município de Bragança sobre o tema da presença afroindígena na história local;  2)traduzir  fontes documentais e disponibilizá-las em um espaço denominado “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio de Cultural da Amazônia, para o público bragantino.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Marciléia Wanzeler de Souza Vasconcelos

 

Produtos: Produção de catálogos e pequenos documentários, produzidos pelos alunos de história com os alunos de ensino médio e alunos indígenas e quilombola ( em elaboração)

Criação de espaço da “Memória Afroindígena”, no Laboratório de História e Patrimônio Cultural da Amazônia (em elaboração).

Coordenadora: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte

 

Projeto: SABERES EM REDE:  PRODUÇÃO DE ACERVOS DIGITAIS AFROINDÍGENA E INTERAÇÕES INTERCULTURAIS

Objetivos: criar um uma biblioteca virtual, por meio de site interativo com links para o acesso aos materiais, tais como: cartilhas, filmes, cadernos temáticos. Além desses materiais, espera-se disponibilizar os resultados das pesquisas realizadas pelo Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará-Maranhão.

Produto: site interativo sobre saberes afroindígenas.

Coordenadoras: Dra. Vanderlúcia da Silva Ponte e Dra. Maria Roseane Corrêa Pinto Lima (PROFHIST)

 

 

Projeto: Implantação de Estudos Clássicos no Pará: Estudos sobre Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes no passado na Antiguidade Clássica à Antiguidade Tardia

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva

 

Projeto: VIVARIUM - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo - NÚCLEO NORTE. Pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa Certificado pelo CNPq.

Coordenadora: Profa. Dra. Roberta Alexandrina da Silva