Em 2019, a Profa. Dra. Norma Cristina Vieira Costa realizou Missão Científica em Portugal, na Universidade de Coimbra, a convite da Profa. Dra. Cristina Maria Coimbra Vieira, Professora Associada - Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação Universidade de Coimbra e Centro de Investigação em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária (CEAD) da Universidade do Algarve-Portugal. A missão científica objetivou desenvolver atividades acadêmicas de diferentes frentes e abrindo possibilidades para parcerias entre a Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação, entre as Universidade de Coimbra e Universidade Federal do Pará e o Programa de Linguagens e Saberes da Amazônia, Campus de Bragança. As atividades foram: participação de banca de mestrado com o título “Educar corações: o desenvolvimento emocional e social em contexto de vulnerabilidade ou exclusão social de Catarina Isabel Martins da Silva; apresentações de trabalhos no Seminário de Educação e Formação de Jovens e Adultos em diferentes espaços da vida: diálogos luso-brasileiros. São eles: a) Intervenção comunitária escolar por meio da cartilha Amazônica de Conhecimentos Ecológicos Locais; b) Educação e Intervenção comunitária na Amazônia Oriental: luta e resistência das mulheres. Ministrante da palestra: (In) visibilidade das mulheres e intervenção comunitária numa ótica de gênero: o trabalho do empoderamento em Culturas Amazônicas. Publicação de dois capítulos de livros dos trabalhos apresentados no Seminário de Educação e Formação de Jovens e Adultos em diferentes espaços da vida. Parcerias com os professores da Universidade de Coimbra para assumirem dossiês na revista do PPLSA (profa. Cristina Vieira e prof. Luís Alcoforado). Além de assumir um dossiê na Revista Ex Aequo com a prof. Cristina Vieira em 2020.