Corpo docente

Ademir   ALDEMIR BRANCO DE OLIVEIRA FILHOLattes

Possui Graduação em Biomedicina, Especialização em Docência, Mestrado e Doutorado em Genética e Biologia Molecular. Participa de projetos de ensino, pesquisa e extensão abordando as temáticas: Genética de Microrganismos, Hepatites Virais, Infecções Sexualmente Transmissíveis, Uso de Drogas Psicotrópicas, Investigações em Populações Vulneráveis e Conhecimento de Grupos Populacionais Sobre Saúde e Meio Ambiente.

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                                                                           ANA PAULA VIEIRA E SOUZA LattesAna Paula

 


E-mail: Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. Doutora em Educação na Linha Políticas Públicas Educacionais pela Universidade Federal do Pará. Professora da Universidade Federal do Pará do Campus Universitário de Bragança. Mestre em Educação na Linha Currículo e Formação de Professores pela UFPA. Especialista em Ensino/Aprendizagem da Língua Portuguesa pela UFPA. Formação Pedagógica e Graduada Plena em Secretariado Executivo Bilíngue pela UNAMA. Professora do Programa Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA) na Linha de Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Pesquisadora do Grupo de Estudos e Pesquisa Trabalho e Educação (GEPTE/NEB/UFPA) e do Núcleo Infâncias em Bragança-PA. Desenvolve estudos e pesquisas sobre e com crianças, infâncias, culturas infantis, Trabalho Infantil, Trabalho como Princípio Educativo, Educação Infantil, Formação de Professores, Políticas Públicas Educacionais para as Infâncias. História Social da Criança na Amazônia bragantina. Ocupa o cargo de Diretora da Divisão de Ensino do Campus Universitário de Bragança.

 


 

  CÉSAR AUGUSTO MARTINS DE SOUZALattes  

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará (1999), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2002), doutorado e pós-doutorado em História pela Universidade Federal Fluminense (2012 e 2015). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal do Pará. Tem experiência nas áreas de História e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Memórias do pós-Segunda Guerra no Ocidente Europeu, Ditadura civil-militar no Brasil, grandes projetos de integração no Brasil e na América do Sul, fronteiras, História da Saúde e Ambiental, Transamazônica, Xingu, migração.

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 Erico   ÉRICO SILVA ALVES MUNIZ Lattes

Professor da Faculdade de História do Campus Universitário de Bragança da Universidade Federal do Pará (FAHIST/UFPA). Possui graduação em História (Bacharelado e Licenciatura, 2006) pela Universidade Federal Fluminense (UFF) com mestrado (2009) e doutorado (2014) em História pela Casa de Oswaldo Cruz da Fundação Oswaldo Cruz com período sanduíche na University of Toronto, Canadá (2012) e pós-doutorado em História pela UFPA (2017). Atualmente é Vice-Diretor da FAHIST/UFPA. Dedica-se a pesquisa sobre Teoria e metodologia da História; políticas sociais em perspectiva histórica; História Social da Amazônia, História da Saúde Pública; História das Ciências; História do Brasil Republicano; História da Alimentação, estudos de gênero.

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  FRANCISCO PEREIRA SMITH JÚNIORLattes

Graduado em Letras. Habilitação em Língua Portuguesa pela Universidade Federal do Pará (2001) e Habilitação em Lingua Inglesa pela Universidade Federal do Pará (2003). Especialista em Língua Portuguesa (2004) pela Universidade Federal do Pará. Especialista em História do Brasil: Diversidade Cultural pela Pontifice Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG) (2012). Mestre em Letras: Linguistica e Teoria Literária pela Universidade Federal do Pará (UFPA) (2004), Doutor em Planejamento do Desenvolvimento pela Universidade Federal do Pará (PDTU/NAEA/UFPA) (2012). Título da Tese: Imigração espanhola na Amazônia: As colônias agrícolas e o desenvolvimento socioeconômico do nordeste paraense (1890-1920). Ex-bolsista FAPESPA (Fundação do Amparo à pesquisa do Estado do Pará) (2010-2012). Pesquisador, vínculado ao grupo de pesquisa do Prof. Dr. Luis E. Aragón, Grupo de Pesquisa de Meio Ambiente, População e Desenvolvimento da Amazônia (MAPAZ), do Núcleo de Altos Estudos Amazônicos da Universidade Federal do Pará (NAEA/UFPA). Coordernador do Grupo de Estudos de Literatura Comparada do Nordeste Paraense - GELCONPE. Atualmente é professor adjunto IV (UFPA) da Faculdade de Letras e do Programa de Pós-graduação em Letras, Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Membro da Associação Brasileira de Literatura Comparada e Membro do PROLIN - Proficiência de Língua Inglesa da Universidade Federal do Pará. Possui experiência na área interdisciplinar e Letras, com ênfase nos estudos de Literatura Comparada, História, Estudos da Migração, Refugiados do desenvolvimento, Narratologia/oralidade e interdisciplinaridade.    

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    FRANCISCO PEREIRA DE OLIVEIRALattes    

Doutor em Biologia Ambiental, com ênfase em Biologia de Organismos da Zona Costeira Amazônica, pelo Programa de Pós-Graduação em Biologia Ambiental (PPBA). Possui Mestrado em Biologia Ambiental - Ênfase em Ecologia de Ecossistemas Costeiros e Estuarinos pela Universidade Federal do Pará (2004); Especialização em Gestão de Sistema Educacional pelo Centro Universitário do Estado do Pará (2004); graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Pará (2002). Atualmente é Professor Efetivo da Universidade Federal do Pará na cadeira de Planejamento e Gestão Educacional (Assistente I); Pesquisador do Laboratório de Ecologia de Manguezal (UFPA); Pesquisador da Agência de Cooperação Internacional Japonesae (JICA). Tem experiência em projetos de Pesquisa, Extensão e Ensino, por exemplo, Programa Manejo e Dinâmica em Áreas de Manguezal (MADAM), JICA, FUNTEC, Milênio, Universal e outros. Atua principalmente nas linhas de Ecologia de Manguezal, Educação Ambiental, Educação, Meio Ambiente, Manejo Sustentável, Políticas Públicas e Povos tidos como Tradicional e Costeiros, Planejamento e Gestão Educacional.

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  GUNTER KARL PRESSLERLattes

Professor de Teoria Literária da Universidade Federal do Pará (Graduação) e do PPGLetras/Belém e do PPGLinguagens e Saberes na Amazônia/UFPA - Campus Bragança. Pós-Doutorado no Interdisciplinary Center for Narratology (ICN) Universityof Hamburg/Alemanha, com bolsa da CAPES, 2014/2015. Ocupação da Cátedra de Estudos Brasileiros Sérgio Buarque de Holanda (Universidade Livre de Berlim e DAAD), 2013/2014. Pós-doutorado nas Universidades de Osnabrück e Constança/Alemanha, com bolsa da CAPES, 2004/2005. Doutor pela FFLCH da Universidade de São Paulo, 1995, com uma tese sobre a recepção de Walter Benjamin no Brasil (livro/CD, 2006); Mestre pelo Instituto da História da Literatura e Língua Alemã da Universidade de Munique: Ludwig-Maximilians-Universität München, 1985, com um estudo sobre a filosofia da linguagem em W.Benjamin (livro, 1992). Atua nas Linhas de Pesquisa: Literatura - Interpretação, circulação e recepção (PPGL - Mestrado e Doutorado da UFPA, Belém); Leitura e Tradução Cultural (PPGLSA - Mestrado da UFPA, Bragança). Pesquisas sobre Walter Benjamin, Dalcídio Jurandir, Literatura da e sobre Amazônia, Teoria da Recepção, Ficcionalidade/Factualidade, Narratologia.

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  JOANA D'ARC DE VASCONCELOS NEVESLattes 

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (2014) Mestra em Educação pela Universidade Federal do Pará (2007). Atualmente sou Professora Adjunta da Faculdade de Educação no Campus Universitário de Bragança na Universidade Federal do Pará. Na docência tenho ministrado atividades nas áreas da Psicologia da Educação, Psicologia Desenvolvimento e aprendizagem, Psicogênese da Linguagem Oral e Escrita, Educação Inclusiva, Educação de Jovens e Adultos. Estagio Supervisionado na Educação de Jovens e Adultos e Educação do Campo. Na extensão tenho desenvolvidos projetos nas áreas da Formação continuada de educadores da EJA. Alfabetização e Escolarização de Jovens e Adultos do Campo. Organização de Movimentos sociais. Na pesquisa tenho atuado no Campo das Representações Sociais; Formação de Professores Educação de Jovens e Adultos; Juventude, Educação do Campo, saberes e Práticas Culturais, estratégias e Produção de conhecimento.

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  LUIS JÚNIOR COSTA SARAIVALattes 

Possui graduação em História pela Universidade Federal do Pará UFPA (1999), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará UFPA (2002) e doutorado em Ciências Sociais na especialidade Antropologia Cultural e Social pelo Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa (ICS) e é professor associado da Universidade Federal do Pará (UFPA) e professor do Programa de Pós Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA). Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia Urbana, Antropologia da Saúde, Etnologia Indígena atuando principalmente nos seguintes temas: sexualidade, saúde, alimentação, doença, corpo, sífilis, AIDS e prostituição, educação indígena, saúde indígena.    

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  NORMA CRISTINA VIEIRA COSTALattes  

Professora Adjunta e Diretora da Faculdade de Educação (FACED), UFPA/Campus de Bragança. Professora do programa de Pós-graduação em Linguagem e Saberes da Amazônia. Doutorado e Mestrado em Biologia Ambiental. Especialista em Violência doméstica contra crianças e adolescentes. Coordena o Grupo de estudos em Educação Ambiental (GUEAM) - FACED/UFPA\Campus de Bragança. Integra como pesquisadora o Grupo de estudos socioambiental costeiro (ESAC)- FACED/UFPA\Campus de Bragança. Pesquisadora da Cátedra Paulo Freire na Amazônia    . 

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  RAQUEL AMORIM DOS SANTOSLattes   

Doutora em Educação pela Universidade Federal do Pará (UFPA), Linha de Pesquisa: Educação: Currículo, Epistemologia e História. Mestre em Educação (UFPA), Linha de Pesquisa: Currículo e Formação de Professores. Professora Adjunta da Universidade Federal do Pará, Campus Universitário de Bragança, Faculdade de Educação. Atualmente, Coordenadora e Professora do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Linha de Pesquisa: Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia. Coordenadora do Núcleo de Estudos e Pesquisas Afro-brasileiros (NEAB/UFPA). Pesquisadora do Núcleo de Estudos e Pesquisa sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (GERA/UFPA). Diretora das Áreas Acadêmicas da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN (2017-2018). Associada a ANPED - Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação, ANPAE - Associação Nacional de Política e Administração da Educação e ABPN. Graduada em Pedagogia pela Universidade da Amazônia (UNAMA). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Relações Étnico-Raciais, Currículo, Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: Cultura e Educação; Relações Étnico-Raciais; Currículo, Formação de Professores; Ensino de História da África e da Cultura AfroBrasileira.Comunidades Quilombolas, Costeiras, Campo e Urbano e suas representações nas territorialidades amazônicas; Política de Ação Afirmativa; Legislação antirracista; movimentos sociais, com ênfase na atuação do movimento negro brasileiro.

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  ROBERTA ALEXANDRINA DA SILVALattes     

Possui graduação em HISTÓRIA - Licenciatura - pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita (UNESP/Assis em 1999), Mestrado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP em 2006), Doutorado em História pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP em 2010) e Pós-doutorado em História pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES). Atualmente é Professor ADJUNTO IV, da Universidade Federal do Pará, docente credenciada aos seguintes programas de pós-graduação: 1) Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes da Amazônia; e, 2) PROFHISTORIA, UFPA-campus de Ananindeua. É líder e desenvolve projetos de Pesquisas reconhecido pelo CNPq com os títulos: 1) "Implantação de Estudos Clássicos no Pará: Estudos sobre Gênero, discursos, religiosidade e usos e costumes no passado na Antiguidade Clássica à Antiguidade Tardia"; e 2) VIVARIUM - Laboratório de Estudos da Antiguidade e do Medievo - NÚCLEO NORTE. Pesquisadora dos seguintes Grupos de Pesquisa Certificado pelo CNPq: 1) Cultura Escrita e Oralidade na Antiguidade e no Medievo - ARCHEA; 2) Laboratório de História Antiga e Medieval - LABHAM. Professora Associada do Laboratório de Estudos sobre o Império Romano - (LEIR/UFES). Pós-doutora pelo Programa de Pós-Graduação em História Social das Relações Políticas com o Projeto: " DE PAULO AOS GNÓSTICOS: DEBATES SOBRE GÊNERO E SACERDÓCIO NAS COMUNIDADES PAULINAS E GNÓSTICAS ENTRE MEADOS DO PRIMEIRO AO QUARTO SÉCULO", sob supervisão do Prof. Dr. Gilvan Ventura da Silva. Faz parte como pesquisador do Projeto de Pesquisa de Cooperação Internacional "Cotidiano, sociabilidades e usos do espaço no Império Romano (Edital Capes/FCT 39-2014)", entre Brasil e Portugal, tendo como coordenadores Professor Dr. Gilvan Ventura da Silva (UFES) e Maria Manuela dos Reis Martins (UNIVERSIDADE DO MINHO/PORTUGAL). Atua, principalmente, nos seguintes temas: História Antiga - Império Romano - História Cultural - Gênero - Cristianismo primitivo -corpus paulinum - NagHammadi– Gnosticismo.

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  ROBERTA SÁ LEITÃO BARBOSALattes    

Concluiu o doutorado em Ecologia Aquática e Pesca pela Universidade Federal do Pará em 2012. Atualmente é professora da Universidade Federal do Pará, atuando junto ao curso de graduação Bacharelado em Engenharia de Pesca. Desenvolve pesquisas com comunidades indígenas, quilombolas e pescadores artesanais da Amazônia. Tem experiência na área de Ecologia Humana atuando principalmente nos seguintes temas: Conhecimento Local Ecológico, Gestão Participativa de Recursos Naturais, Sociologia Pesqueira, Etnobiologia, Quelônios Aquáticos, Conservação e Manejo da Fauna Amazônica. Coordenadora do grupo de pesquisas socioambientais costeiros (ESAC) e do Programa de Extensão intitulado “Artesãos das águas: programa de valorização dos carpinteiros artesanais e do patrimônio naval pesqueiro da Amazônia”. Atua no projeto de pesquisa “Embarcando nos saberes locais da pesca da Amazônia”. Participa da Cátedra Freire na Amazônia.

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  SANDRA NAZARÉ DIAS BASTOSLattes    

Graduada em Licenciatura Plena em Biologia pela Universidade Federal do Pará (1995), Mestre em Biologia Ambiental pela Universidade Federal do Pará (2002), Doutora em Educação em Ciências pela Universidade Federal do Pará/IEMCI (2014). Professora Adjunto Nível IV (portaria 171/2017) da Universidade Federal do Pará, Faculdade de Ciências Biológicas do Campus de Bragança.

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    SEBASTIÃO RODRIGUES DA SILVA JÚNIORLattes    

Doutor em Ciências Sociais (UFPA-2013). Mestre em Ecologia de Ecossistemas Costeiros (UFPA-2008). Bacharel e Licenciado em Ciências Sociais (UFPA-1995).  Atualmente é Vice-Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPLSA), Campus Universitário de Bragança (UFPA)    . Professor Adjunto II da Faculdade de Educação do Campus de Bragança (UFPA). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia, Estado, Movimentos Sociais. Membro do Grupo Universitário de Educação e Alfabetização de Jovens e Adultos (GUEAJA). Membro do Grupo de Pesquisa Estudos Socioambientais Costeiros (ESAC).

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    VANDERLÚCIA DA SILVA PONTELattes   

Possui graduação em Bacharelado em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1990), graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (1991), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal do Pará (2006), doutorado em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Pará (2014) e Centre de RechercheSurLactionLocale - Université Paris 13 (Paris-Nord) - Campus de Villetaneuse (2014). Atualmente é professora adjunto I da Universidade Federal do Paráe coordena o Grupo de Estudos e Pesquisas Interculturais Pará Maranhão - GEIPAM e a linha de pesquisa " Saúde indígena, Políticas Públicas e interdisciplinaridade do Grupo de estudos sobre Povos Indígenas - GEPI. Tem experiência nas áreas de História Indígena e do Indigenismo, Sociologia da ação local e Antropologia, com ênfase em Antropologia da saúde indígena, atuando principalmente nos seguintes temas: saberes, práticas de saúde indígena, territorialidade e etnicidade.

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