A área de concentração Linguagens e Saberes procura qualificar profissionais para atuar em ensino e pesquisa, visando à análise das experiências relacionadas aos repertórios em que estão interligados os saberes, linguagens e culturas, como realizações de práticas sociais, bem como os âmbitos e dimensões de suas representações e a socialização dos conhecimentos produzidos, observando-se a interação homem e meio na Amazônia. Para dar conta de tais processos, entende-se que a necessidade de uma abordagem interdisciplinar em condições de instrumentalizar a análise das diversas construções desses repertórios, em suas várias dimensõeshistórica, política, estética e artísticaalém de proporcionar métodos e procedimentos para a abordagem de representações e práticas das diversas modalidades culturais, assim como das condições em que esses repertórios são produzidos e aplicados, bem como os grupos sociais que os mantêm vivos. Professores vinculados à linha:

Linha de Pesquisa: Narrativas e Imagens na Amazônia.

Reúne estudos no âmbito da literatura e história oral e ou escrita na Amazônia que objetivam reflexões narratológicas, imagéticas e memorialísticas, em vista de gêneros textuais diferentes (romances, relatos, depoimentos, documentos, imagens). A proposta da linha é repensar o diálogo interdisciplinar sob os aspectos da factualidade/ficcionalidade e das novas linguagens midiáticas, artísticas e tecnológicas. Abriga, portanto, projetos de pesquisa voltados à compreensão dos processos bibliográficos e etnográficos, no repertório da Amazônia como alvo/fonte de produções discursivas em diferentes esferas da linguagem humana.

 

 

Eixo 1: Narrativa, memória e imaginário na Amazônia

Eixo 2: Identidade, imagem e oralidade nas culturas amazônicas

Eixo 3: Sociedade, religião e diversidade de gênero na Amazônia

 

Prof  Dr. César Augusto Martins de Souza

Prof. Dr. Daniel dos Santos Fernandes

Prof. Dr. Francisco Pereira Smith Júnior

Prof. Dr. Gunter Karl Pressler

Prof. Dr. Luis Junior Costa Saraiva

Prof. Dr. Pedro Petit Peñarrocha

ProfaDraCarmen Lucia Reis Rodrigues

ProfaDraRoberta Alexandrina da Silva

 

Linha de pesquisa: Educação, Linguagens e Culturas na Amazônia.

A linha favorece a interação das diferentes áreas de conhecimento e o desenvolvimento da pesquisa interdisciplinar, possibilitando, também, a interação dos docentes em estudos relacionados à educação e linguagens enquanto resultado da construção sociocultural, econômica e política. Voltam-se à discussão dos processos de produção de conhecimentos, saberes, práticas educativas e linguísticas nos territórios amazônicos. Os eixos que orientam as pesquisas envolvem aproximações entre educação, linguagens e subjetividades, nos modos de produção de vida e cultura, nos processos educativos, currículos, formação de professores, relações étnico-raciais, infâncias e de gêneros, possibilitando um amplo diálogo entre os diferentes conhecimentos e representações socioculturais encontradas nas diferentes territorialidades amazônicas, a partir de suas configurações históricas, sociais e culturais.

 

Eixo 1: Linguagens, territorialidades, interculturalidade e educação na Amazônia

Eixo 2: Currículo e formação de professores nas territorialidades amazônicas

 

Dra. Ana Paula Vieira e Souza

Dra. Carmen Lúcia Reis Rodrigues

Dra. Georgina Negrão Kalife Cordeiro

Dra. Joana d’Arc de Vasconcelos Neves

Dra. Raquel Amorim dos Santos

Dra. Sandra Nazaré Dias Bastos

Dra. Tabita Fernandes da Silva

  

Linha de Pesquisa: Saúde e Sociobiodiversidade na Amazônia.

Estudos interdisciplinares sobre saberes, linguagens, práticas, culturas, saúde e ambientes de grupos e comunidades que configuram a sociobiodiversidade amazônica, nas suas dimensões e relações.

 

Eixo 1: Saberes, ambientes, tecnologias e práticas produtivas na Amazônia

Eixo 1: Saberes, culturas, saúde e ambientes amazônicos

 

Dr. Aldemir Branco de Oliveira Filho

Dr. Érico Silva Alves Muniz

Dr. Francisco Pereira de Oliveira

Dr. Sebastião Rodrigues da Silva Júnior

Dra. Marileide Moraes Alves

Dra. Norma Cristina Vieira Costa

Dra. Roberta Sá Leitão Barbosa

Dra. Vanderlúcia da Silva Pontes