I Colóquio Internacional sobre a Cidade e as Sociabilidades na Antiguidade em Bragança

Minicurso sobre Urbanismo e arquitetura na cidade romana. O caso de Bracara Augusta

 

      O Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia (PPGLS/UFPA), juntamente com o apoio do Programa de Pós-Graduação em História (UFES), convidam à comunidade acadêmica e ao público em geral para o Primeiro Colóquio Internacional sobre a Cidade e Sociabilidades na Antiguidade em Bragança, entre os dias 05 a 07 de dezembro de 2017, a ser realizado no Campus Universitário de Bragança (UFPA). Trata-se de uma primeira iniciativa, na região amazônica brasileira, para a divulgação das pesquisas desenvolvidas no campo da História, Arqueologia em especial nas áreas de Antiga e Medieval. Desta forma, o evento pretende contribuir para a consolidação dos estudos e pesquisas sobre a Antiguidade e o Medievo desenvolvidos na região Norte do Brasil. Para isso, conta com a participação de docentes de Instituições de Ensino Superior do Brasil e do exterior, como da Universidade do Minho (Portugal).

 

 

 


Evento: 05 a 07 de dezembro de 2017

Inscrições: A partir de 16 de novembro até 04/12/2017

Minicurso: dia 06 de dezembro (Vagas Limitadas - 80)

Programação Completa, acesse aqui.

 

DADOS PARA A INSCRIÇÃO DO EVENTO E DO MINICURSO

 

As inscrições para o evento serão realizadas a partir o dia 15 de novembro, nos seguintes locais:

-Para alunos da Pós-Graduação – Secretaria do PPLSA, Bloco II, Sala 05.

-Para alunos da Graduação e Professores da Rede Pública – Secretaria da Faculdade de Educação (FACED), Sala 16, 2º andar, Prédio Administrativo.

 

A taxa de inscrição foi definida pela Comissão Organizadora do Evento para custear despesas com a programação nos seguintes valores:

-Evento sem minicurso (CH: 30 horas): R$ 10,00;

-Evento com minicurso (CH: 40 horas): R$ 20,00 (somente 80 vagas).

O número de vagas é limitado a 200 inscrições e os certificados serão enviados eletronicamente via e-mail e não serão impressos.

 

Realização: 

Universidade Federal do Pará
Campus Universitário de Bragança
Faculdade de História/UFPA-Bragança

 

Coordenação Geral do Colóquio

Roberta Alexandrina da Silva (UFPA/Bragança)
Francisco Pereira Oliveira (UFPA/Bragança)
Luís Júnior Costa Saraiva (UFPA/Bragança)

 

O Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA - ofertará o Minicurso A Produção do Espaço Urbano e Governança no Momento da Antropocene  que será ministrado pelo Dr.Philippe Plas, Maître de conférences en sociologie, Université Paris 13 Sorbonne Paris Cité, (Centre d’Etudes et de Recherche sur l’Action Locale) Responsable du Master2 Sciences politiques: Conseil aux Collectivités Territoriales en Stratégie de Développement Durable e Professor visitante da UFPA (NUMA UFPA).

O minicurso ocorrerá no período de 7 a 11 de novembro de 2016, das 8 às 12 horas. Dirige-se tanto ao público de pós-graduação quanto ao da graduação e seus participantes terão direito à certificação. A ementa e programa do minicurso estão disponíveis na secretaria do PPLSA do Campus de Bragança.

Inscrições serão realizadas no dia do evento.

Curso de Português para Estrangeiros

 

A coordenação do Programa de Pós-Graduação em Linguagens e Saberes na Amazônia - PPLSA - informa que, a partir do dia 11 de outubro de 2016, terá início a 1ª etapa do Curso de Português para Estrangeiros  oferecido pelo Programa. O curso subdivide-se em dois eixos: Oralidade (Produção e Compreensão de textos orais)  Escrita (Produção e Compreensão de Textos Acadêmicos).  Será ofertado, inicialmente, a alunos de pós-graduação participantes do Programa PAEC  (Programa de Alianças para a Educação e a Capacitação, gerenciado pela Organização dos Estados Americanos (OEA) e o Grupo Coimbra de Universidades Brasileiras),  mas não se restringirá a esse público. Nas próximas etapas o curso contemplará um público mais diverso. 

 

Cronograma de Aulas