Diálogos com a sociedade

O Programa desenvolve atividade de pesquisa e extensão denominada Estudos Sócio-Ambientais Costeiros (ESAC), junto aos comunitários costeiros da Zona Bragantina, por meio de pesquisas que objetiva dialogar com a sociedade local sobre temas relacionados a gênero e recursos socioambientais costeiros em áreas de RESEX (Reserva Extrativista).

Ação Interdisciplinar (Lançamento do Volume 1: Ecologia Costeiro-Estuarina e os Saberes Pesqueiros Locais da coleção de cartilhas DA PESCA À ESCOLA), entre os grupos de estudos da UFPA/Bragança ESAC, GUEAM e Laboratório LABPEXCA, na Escola Domingos de Sousa Melo, Vila do Bonifácio – Ajuruteua – Bragança (PA).  A proposta de construção deste material didático-pedagógico voltado para pessoas de diferentes idades, sobretudo para crianças e jovens, surgiu a partir de um conjunto de atividades de ensino, de pesquisa e de extensão desenvolvidas pelo grupo de pesquisa ESAC – Estudos Socioambientais Costeiros da Universidade Federal do Pará/Campus de Bragança, na Amazônia Oriental.

O PPLSA realiza Pesquisa e Extensão com jovens negros e negras da Amazônia paraense, por meio do Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros – NEABs (Núcleo de Estudos sobre Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais – Núcleo GERA), com o intuito de criar e fomentar práticas que se inspiram na cosmogonia afro-brasileira e africana, em todas as áreas de conhecimento e disciplinas escolares, para contribuir na formação de cidadãos mais críticos.

O Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Educação, Currículo, Formação de Professores e Relações Étnico-Raciais (NEAFRO/UFPA), desenvolve estudos historiográficos sobre currículo, formação de professores e relações na Educação na Básica e no Ensino Superior. Realiza pesquisas sobre as histórias, tradições, memórias e identidades em Comunidades Tradicionais, bem como desenvolve projetos sobre ações afirmativas, lutas históricas e resistências dos movimentos sociais negros.

Realiza também Pesquisa e Extensão em Comunidades Tradicionais e Costeiro sobre O uso das Tecnologias Assistivas (TA) para Professores da Educação Escolar Quilombola e Pesqueira, com objetivo de proporcionar/ampliar habilidades funcionais de pessoas com deficiência e consequentemente promover vida independente e inclusão.

O Grupo de Estudos e Pesquisa em Trabalho e Educação – GEPTE/Sessão Infâncias desenvolve Pesquisa e Extensão em Comunidades Costeiro da Amazônia bragantina direcionadas para combater o trabalho infantil, crianças em situação de vulnerabilidade social e atividades para famílias a respeito do direito de crianças ao brincar e de proteção, bem como atividades de contação de história para crianças e adultos.

O PPLSA realiza o Projeto Quartas de Pesquisa com objetivo de apresentar as pesquisas desenvolvidas pelos mestrandos do Programa à comunidade acadêmica (professores, alunos da graduação/pós-graduação e egressos), com vista a dialogar sobre o referencial teórico e metodológico.

PROLIN - FALE Bragança/UFPA

A Faculdade de Letras (FALE), da Universidade Federal do Pará – Campus Bragança, realiza a Proficiência em Leitura em Língua Inglesa para os candidatos a Programas de Pós-Graduação stricto sensu (Mestrado e/ou Doutorado).

Mais informações no site e contatos abaixo: Site: http://prolin.org/

Telefone: (91) 3425-1593 ramal 292, no horário de 8h00 às 18h00

Acesso ao Edital: Clique aqui