Em 2018, o Prof. Dr. César Augusto Martins de Souza iniciou atividades em parceria de pesquisa com pesquisadores como o professor José Luís Garcia do Instituto de Ciências Sociais (ICS), Universidade de Lisboa (Portugal), para participar de todo um conjunto de atividades que incluíam: ministrar a palestra de abertura do I Seminário Internacional de Linguagens, Saberes e Sociobiodiversidade na Amazônia ocorrido no período de 04 a 08 de dezembro de 2018, como também ministrou palestra para alunos da graduação em História e Pedagogia e participou de reunião conjunta para a montagem de projeto envolvendo PPLSA e ICS. A partir do PACI iniciou o processo de pesquisas conjuntas, bem como de artigos e livros em parcerias junto ao ICS, tanto que já organizou um periódico com o Prof. Dr. José Luís Garcia (ICS/UL). O projeto ainda está em andamento.