Para ter acesso a produção atualizada deste Programa de Pós-Graduação, acesse a Plataforma Sucupira da Capes (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/index.jsf) e realize as seguintes rotinas:

1) Selecione o ícone Produções Intelectuais: (https://sucupira.capes.gov.br/sucupira/public/consultas/coleta/producaoIntelectual/listaProducaoIntelectual.jsf).

2) Escolha: o ano; a instituição (Universidade Federal do Pará), o Programa de Pós-Graduação; Tipo de Produção (Artística; Bibliográfica; ou Técnica).

3) Acione o botão “Consultar”.

4) Após o último procedimento, a lista de produção será visibilizada. Em seguida, acione a lupa ao lado direito de cada item. Dessa forma, você terá informações detalhadas sobre a produção.

5) Caso queira visualizar todas as produções do Programa, acione diretamente o botão “Consultar”. A lista completa de produção do ano selecionado será visibilizada. Ao acionar a lupa ao lado direito de cada item, você terá informações detalhadas sobre cada produção.

2023

v. 11, n. 1 (2023): DIÁLOGOS SOBRE OS SABERES E PRÁTICAS EDUCATIVAS DOS TERRITÓRIOS DAS ÁGUAS, DAS TERRAS E DAS FLORESTAS NAS TERRITORIALIDADES AMAZÔNICAS

 

2022

v. 10, n. 3 (2022): AUTISMO EM PAUTA II

v. 10, n. 2 (2022): AUTISMO EM PAUTA

v. 10, n. 1 (2022): IDENTIDADE E DECOLONIALIDADE: A PAN-AMAZÔNIA NO CONTEXTO DA PRODUÇÃO ARTÍSTICO-LITERÁRIA LATINO-AMERICANA

 

2021

v. 9, n. 3 (2021): “HISTÓRIAS, NATUREZAS E CULTURAS EM AMBIENTES AMAZÔNICOS”

v. 9, n. 2 (2021): SAÚDE E DOENÇA NA AMAZÔNIA: CONTRIBUIÇÕES DA INTERDISCIPLINARIDADE

v. 9, n. 1 (2021): FORMAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS NOS DIFERENTES ESPAÇOS DA VIDA e 2 - PRÁTICAS SOCIOAMBIENTAIS COMUNITÁRIAS

 

2020

v. 8, n. 3 (2020): CIDADE E AS NARRATIVAS DE SOLIDARIEDADE

v. 8, n. 2 (2020): 1 - CORPOS, ESTADOS E CRISES e 2 - SUSTENTABILIDADE SOCIOAMBIENTAL E DIVERSIDADE NA AMAZÔNIA

v. 8, n. 1 (2020): HISTÓRIAS DA PAN AMAZÔNIA E SUAS PERSPECTIVAS NA AMÉRICA DO SUL

 

2019

v. 7, n. 3 (2019): “DOS LUGARES “SUBORDINADOS” AOS TERRITÓRIOS “MUNDIALIZADOS”: A DIALÉTICA DOS USOS NA AMAZÔNIA PARAENSE”

v. 7, n. 2 (2019): 1-RELIGIÃO E AMAZÔNIA e 2-LEITURAS, IMAGENS E REPRESENTAÇÕES DA AMAZÔNIA

v. 7, n. 1 (2019): EDUCAÇÃO, TERRITORIALIDADES E PROCESSOS EDUCATIVOS EMANCIPATÓRIOS NA AMAZÔNIA E DE ESCOLA ITINERANTE DO MST-PR

 

2018

v. 6, n. 4 (2018): POPULAÇÕES, SOCIOBIODIVERSIDADE E MEGA PROJETOS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 3 (2018): INFÂNCIAS NA AMAZÔNIA

v. 6, n. 2 (2018): SABER E CONHECIMENTO NA AMAZÔNIA PARAENSE

v. 6, n. 1 (2018): COTIDIANOS QUILOMBOLAS

 

2017

v. 5, n. 3 (2017): POÉTICA DO NARRAR

v. 5, n. 2 (2017): FESTAS E CELEBRAÇÕES POPULARES

v. 5, n. 1 (2017): PAISAGENS, TERRITORIALIDADES E TRADUÇÃO CULTURAL

 

2016

v. 4, n. 3 (2016)

v. 4, n. 2 (2016)

v. 4, n. 1 (2016)

 

2015

v. 3, n. 1 (2015)

 

2014

v. 2, n. 2 (2014)

v. 2, n. 1 (2014)

 

2013

v. 1, n. 2 (2013)

v. 1, n. 1 (2013)

Projeto: Cultura Material da Pesca e a Proposição do Currículo na Educação de Jovens e Adultos Profissional em Bragança, Estado do Pará, Brasil

Coordenador: Rogerio Andrade Maciel

Data de início: 2022

Financiamento: CNPQ - Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico - Auxílio financeiro

 

Trabalho e Infâncias em Contextos Diferentes da Amazônia Bragantina: Escolas do Campo-Costeiro e Urbano

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Educação e Direitos Humanos: Diálogo em Comunidades Pesqueiras A Respeito Da Vulnerabilidade Social De Crianças Na Amazônia Bragantina

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Fundamentos Teórico Metodológico da Educação Infantil e Ludicidade em Educação: Possibilidades de Aproximar Acadêmicos/Monitores da Docência No Ensino Superior, Da Pesquisa e de Participação de Grupos de Pesquisa

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Infâncias no Contexto de Comunidade Pesqueira e o Trabalho como Princípio Educativo

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Culturas Infantis em Comunidades no Entorno de Manguezais: Discurso de Crianças da Amazônia Bragantina entre Brincadeiras e Brincar

Coordenadora: Ana Paula Vieira de Souza

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Formação de Professoras Em Bragança-PA: Entre a História e a Memória

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Projeto Afrocientista

Coordenadoras:  Wilma de Nazaré Baía Coelho/Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2019

Financiamento: Instituto Unibanco/Associação Brasileira de Pesquisadores Negros – ABPN/

 

Relações Étnico-Raciais e o conhecimento sociocultural em comunidades quilombolas do Nordeste do Pará

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Política Curricular e Relações Étnico-Raciais: Diagnóstico da implementação da Lei 10.639/2003 na Educação Básica e Ensino Superior na Amazônia Bragantina

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

LEI Nº 10.639/2003: Um estudo sobre implementação da Lei em escolas da Rede Pública da Educação Básica do entorno de Manguezais da Reserva Extrativista Marinha Caeté -Taperaçu (RESEX-MAR) em Bragança/PA

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

LEI Nº 10.639/2003: Um estudo sobre a Implementação da História e Cultura Afro-Brasileira e Africana na Educação Básica e Ensino Superior em Bragança-PA

Coordenadora: Raquel Amorim dos Santos

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

PROINT - Formação de professores: ações para a educação básica em espaços não formais por meio de trilhas ecológicas lúdicas e interpretativas itinerantes

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2016-2018

Financiamento: 

 

Discutindo mídia e subjetivação nas atividades curriculares das licenciaturas em Biologia e Ciências Naturais do Campus de Bragança

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2015-2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Mídia e Subjetivação: aprendendo a olhar o mundo para além do texto e das imagens

Integrante: Sandra Nazaré Dias Bastos

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Formação de Professores e Currículo na Escola Bragantina: Reinvenções Curriculares Freireanas

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A Presença do Pensamento de Paulo Freire para a Educação na Amazônia: Os Movimentos de reconfigurações da EJA na Amazônia paraense e seus impactos na Escola Pública

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2017-2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A Inclusão Escolar de Jovens e Adultos Deficientes na Educação de Jovens e Adultos na Região dos Caetes

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2017-2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Nos caminhos da Inclusão: Dilemas e Desafios vivenciados no atendimento aos alunos deficientes do Campus de Bragança-PA

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2016-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Os fatores que determinam a permanecia na docência e as implicações no trabalho que realizam e nos desafios da contemporaneidade: um estudo sobre os professores do Ensino Médio

Coordenadora: Joana d'Arc de Vasconcelos Neves

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Trabalho, Natureza e Cultura como Referências para a construção da Escola Pública do Campo na Amazônia

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Pesquisa em Educação na Amazônia: História, política, formação de professores e diversidade cultural

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Educação do Campo na Amazônia Paraense: Territorialidades diversas e implicações para as Políticas Educacionais e para a Escola Pública

Coordenador: Salomão Antonio Mufarrej Hage

Data de início: 2015-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O português e as línguas indígenas na Amazônia Oriental: contato linguístico e tradução

Coordenadora: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Projeto: Vozes da Amazônia Oriental: Tradução e Interculturalidade em Narrativas Orais em Camiranga e Itamoari

Coordenadora: José Guilherme dos Santos Fernandes

Integrante: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2015-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

A poética de Adalcinda Camarão e Max Martins: Um estudo da literatura brasileira de expressão Amazônica

Coordenadora: Francisco Pereira Smith Júnior

Data de início: 2016-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Ecos literários: Um estudo da literatura de expressão amazônica sob perspectiva comparada

Coordenadora: Francisco Pereira Smith Júnior

Data de início: 2013-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Memórias do imigrante: Um estudo da imigração interna e externa na Amazônia Oriental paraense no final do século XX e início do século XX.

Coordenadora: Francisco Pereira Smith Júnior

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Poética do Narrar: Tradução e Estudo do livro de Wolf Schmid, Elementos da Narratologia

Coordenador: Gunter Karl Pressler

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Literatura como arte, comunicação e mercadoria

Coordenador: Gunter Karl Pressler

Data de início: 2013-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Sentidos da Alimentação: estudos sobre a relação entre alimentação, saúde e educação na cidade de Bragança-PA

Coordenador: Luis Junior Costa Saraiva

Data de início: 2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Estudo Sociocultura da Relação entre Alimentação e Saúde em dois espaços, Vila Cuera e Bragança-PA

Coordenador: Luis Junior Costa Saraiva

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O mito do Ataíde: estudo da relação entre meio ambiente e narrativas orais na comunidade de Bacuriteua, Bragança, Pará

Coordenador: Luis Junior Costa Saraiva

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Revisitando Saberes Linguísticos sob a perspectiva do gênero de Tradução de especialidade

Coordenadora: Silvia Helena Benchimol Barros

Integrante: Tabita Fernandes da Silva

Data de início: 2018

 

Financiamento: Universidade Federal do Pará

Histórias, percepções e cuidados de mulheres profissionais do sexo que atuam na região costeira do Pará, norte do Brasil.

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2017

Financiamento:

 

Infecções pelos vírus hepatotrópicos HBV e HCV em usuários de drogas ilícitas no estado do Pará, Amazônia Brasileira (MS/SVS: Edital 20/2013).

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2014

Financiamento: Ministério da Saúde - Auxílio financeiro

 

Infecções sexualmente transmissíveis: do laboratório à sala de aula (FAPESPA: Edital 06/2014)

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2014

Financiamento: Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro / Universidade Federal do Pará - Cooperação.

 

Avaliação dos marcadores sorológicos e moleculares das hepatites B e D em doadores de sangue atendidos na Fundação HEMOPA, Pará, Brasil (MCTI.CNPq Edital 14/2014)

Coordenador: Aldemir Branco de Oliveira Filho

Data de início: 2014

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

A ciência e a farinha: hábitos alimentares e conflitos na Amazônia do tempo presente

Coordenador: Érico Silva Alves Muniz

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Os recursos ambientais nos manguezais da RESEX-Mar Caeté-Taperaçu e sua relação com a Educação Básica nas Escolas Públicas da área costeira de Bragança-PA

Coordenador: Francisco Pereira de Oliveira

Data de início: 2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Recursos Naturais versus Formas de Manejo: um estudo em comunidades extrativistas estuarino-costeiras nos manguezais na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu (RESEX-Mar), Bragança – PA

Coordenador: Francisco Pereira de Oliveira

Data de início: 2016-2017

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O Trasecto dos Pescadores de Caranguejo-Uça (Ucides Cordatus, Linnaeus, 1973) na Reserva Extrativista Marinha Caeté-Taperaçu, Bragança-PA, Costa Amazônica Brasileira

Coordenador: Francisco Pereira de Oliveira

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Relações de Gênero: O que pensam as crianças da Comunidade de Bacuriteua, Bragança-PA?

Coordenadora: Norma Cristina Vieira Costa

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Hierarquia e Violência Contra a Mulher: Da Denúncia ao Desempenho do Ator Do Sistema de Justiça.

Coordenadora: Norma Cristina Vieira Costa

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Invisibilidades na pesca: participação da mulher, pesca de currais e reparos de embarcações em Reservas Extrativistas Marinhas do nordeste paraense.

Coordenadora: Norma Cristina Vieira Costa

Data de início: 2015

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Entre a Casa e a Igreja: Cotidiano e Gênero nas Comunidades Cristãs Paulinas e Gnósticas Século I Ao IV

Coordenadora: Roberta Alexandrina da Silva 

Data de início: 2016

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Cotidiano, sociabilidades e usos do espaço no Império Romano

Coordenadora: Roberta Alexandrina da Silva

Data de início: 2015

Financiamento: Capes (Edital Capes/FCT 39-2014)

 

Navegar é preciso? Diagnóstico das embarcações pesqueiras

Coordenadora: Roberta Sá Leitão Barboza

Data de início: 2018

Financiamento: Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa - Auxílio financeiro / Fundação Amazônia Paraense de Amparo à Pesquisa – Bolsa

 

Educação e Diversidade: As contribuições de Paulo Freire nas pesquisas em Instituições Públicas Federais de Ensino (IFPA E UFPA) da Região Bragantina/Amazônia/Brasil

Integrante: Roberta Sá Leitão Barboza

Data de início: 2014

Financiamento:

 

Embarcando nos saberes locais da pesca da Amazônia.

Integrante: Roberta Sá Leitão Barboza

Data de início: 2014

Financiamento: 

 

Sociologia dos saberes: um estudo acerca das relações entre os saberes tradicionais e o conhecimento científico na Amazônia paraense

Integrante: Sebastiao Rodrigues da Silva Junior

Data de início: 2018-2019

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O Corpo tem Dono? Cosmopolítica, Alteridade e Territorialidade entre os Tenetehar -Tembé

Coordenadora: Vanderlúcia da Silva Ponte

Data de início: 2018

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

O processo de interação Universidade-Empresa no setor pesqueiro Amazônico e os desdobramentos sobre a sustentabilidade da atividade

Integrante: Marileide Moraes Alves

Data de início: 2014

Financiamento: Universidade Federal do Pará

 

Aproveitamento integral de pescado em uma empresa de processamento

Coordenadora: Marileide Moraes Alves

Data de início: 2014

Financiamento: Universidade Federal do Pará

Subcategorías

Título: Representación de la imagen de Samir en el Museo de sagrado arte nuestra Señora del Rosario: una relación con el origen del culto Mariano en los primeros días del cristianismo.

Autor: Aldilene Legaspi

Resumen:

La presente investigación pretende hacer una investigación sobre la representación de Sant'Ana en la región de Pará de Brasil. Con esto en mente, buscamos acentuar el significado que Samir tiene para la comunidad religiosa. Para ello, establecemos una relación con el culto Mariano en los primeros días del cristianismo, haciendo una comparación entre pasado y presente. Buscamos comprender la historia cultural y las maneras en las que ha desarrollado sobre la edad, examen de las representaciones que están presentes en la sociedad. Buscamos comprender también el poder simbólico y sus estructuras. Diseño de la forma en que está estructurado el discurso religioso será vital, ya que regula socialmente las personas, algo que nos hará entender cómo adorar a mariano y más tarde el culto a Sant ' Ana, en una sociedad cristiana que no vio con buenos ojos la figura femenina. Con respecto a la representación de Sant'Ana en el contexto cultural en Portugal, se observó que personas todavía colocar los mismo significados que han sido al principio del culto del Santo, algo que nos hace entender que Samir tiene fuerte representación en el escenario bragantino, teniendo en cuenta que se encontraron las imágenes santas en diferentes ambientes, como el Museo de arte sacro de nuestra Señora del Rosario la iglesia de nuestra Señora del Rosario y en la comunidad de lo Calusa.

Lugar: Campus UFPA Bragança-aula PPLSA

Fecha: 12/7/2015-lunes

Hora: 9:00