Festival Amazônias celebra o cinema em Bragança

Segunda edição do evento reúne mostras competitivas, shows, artes visuais e gastronomia entre 3 e 6 de dezembro na Pérola do Caeté

O II Festival Amazônias levará mais de 40 filmes da América Latina para o circuito alternativo de cinema em Bragança (PA). A edição de 2025 acontecerá de 3 a 6 de dezembro, com uma programação que integra cinema, música, dança, artes plásticas, cultura alimentar e debates.

O evento já imprime um importante encontro cultural dedicado à valorização da produção audiovisual amazônica e latino-americana. Nascido do Projeto Cineclube Amazônias, iniciativa criada em Bragança para fortalecer debates, exibições e ações formativas sobre cinema na região, o festival celebra o encontro entre pessoas, territórios e cultura através do cinema.

Como etapa preparatória, o festival realizou formações nos meses de setembro e outubro em Bragança e nos municípios de Viseu e Augusto Corrêa, com sessões de cinema e oficinas. Já para a mostra competitiva, foram 900 filmes em curta-metragem da América Latina inscritos em cinco categorias. Especialistas em audiovisual fizeram a curadoria para selecionar 41 finalistas que concorrem prêmios em dinheiro e menções honrosas. As categorias são dividas em:

Mostra Açaí – filmes paraenses
Mostra Buriti – filmes latino-americanos e de países de língua portuguesa
Mostra Tacacá – ficção
Mostra Maniçoba – documentários
Mostra Chibé – animações
Os filmes serão exibidos durante a programação dos quatro dias de evento, seguidos de atrações culturais, debates e oficinas gratuitas de audiovisual. Este ano, a identidade visual foi criada pelos artistas plásticos Danilo Corrêa e Yan Silva, com representações de elementos da cultura alimentar amazônica a partir de grafismos indígenas como símbolos de ancestralidade e diversidade.

Mais informações: 
Instagram: 
@festival_amazonias
@cine.amazonias

Assessoria: 
Célia Fernanda Lima - (91) 98121-7875
Organização: 
Jéssica Leite - (91) 98734-7117
Luís Saraiva - (91) 98824-7691

Sobre o Cineclube Amazônias - Somos um movimento coletivo de mobilização audiovisual na região bragantina. Nossa proposta é fortalecer as discussões sobre a diversidade amazônica no cinema nacional e internacional, com foco nas produções regionais. O cineclube iniciou com a mobilização dos professores Luís Saraiva e Jéssica Leite, apaixonados por cinema e engajados em movimentos culturais de Bragança. Atualmente, o projeto tem a participação de estudantes, jovens e pessoas de todas as idades com interesse em produção e criação audiovisual.